Leitura da Bíblia – Planos para ler todo dia em até 1 ano

Sugestões para enriquecer sua leitura da Bíblia

(1) Muitos leem os livros da Bíblia na ordem em que costumam ser impressos, de Gênesis ao Apocalipse. Mas, poderá também lê-los na ordem em que foram originalmente escritos. A Bíblia é uma coleção de 66 livros inspirados, uma biblioteca divina. Para variar, talvez queira ler alguns dos livros que tratam de história, depois, alguns que são basicamente proféticos, seguido de alguns que são cartas de conselho, em vez de simplesmente seguir a ordem das páginas. Mantenha registro do que lê, e certifique-se de ler a Bíblia inteira.

(2) Depois de ler um trecho das Escrituras, pergunte-se o que ela revela sobre Deus, seu propósito, seu modo de fazer as coisas; como isso deve influir na sua própria vida; como se relaciona com a história da humanidade e como poderá usá-lo para ajudar alguém.

(3) Ao ler nos Atos dos Apóstolos o relato sobre a vida e o ministério de Paulo, leia também as cartas inspiradas, relacionadas. Assim, quando se faz menção das diversas cidades ou regiões em que Paulo pregou, pare e leia as cartas que ele escreveu depois aos concristãos nestes lugares. É também útil acompanhar as suas viagens num bom mapa.

(4) Junto com a leitura de Êxodo a Deuteronômio, leia a carta aos Hebreus, para obter uma explicação dos muitos modelos proféticos.

(5) Ao ler os livros proféticos, tome tempo para recapitular na Bíblia o fundo histórico relacionado. Por exemplo, ao ler o livro de Isaías, recapitule o que se diz em outros lugares a respeito dos reis Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, mencionados em Isaías 1:1. (2 Reis, capítulos 15-20; 2 Crônicas, capítulos 26-32.) Ou ao ler Ageu e Zacarias, tome tempo para recapitular o que se encontra no livro de Esdras.

Pessoa fazendo a leitura da Bíblia.
A leitura diária da Bíblia pode ser enriquecida!

(6) Se estiver usando uma Bíblia com referências, procure algumas das remissões recíprocas. Note as mais de 300 passagens das Escrituras Hebraicas diretamente citadas nas Escrituras Gregas Cristãs e as centenas de outras passagens às quais se faz referência, bem como a aplicação dada. As remissões indicam o cumprimento de profecias registradas na Bíblia, pormenores biográficos e geográficos, e ideias paralelas que podem esclarecer expressões que talvez tenha dificuldade de entender.

(7) É interessante verificar como foram traduzidos certos versículos em outras versões da Bíblia.

(8) Depois da leitura de cada capítulo, escreva um breve resumo das ideias principais contidas nele. Use isso como base para posteriores recapitulações e meditação.

(9) Durante a leitura da Bíblia, marque textos seletos de que se quer especialmente lembrar, ou copie-os em cartões e coloque-os onde os verá todos os dias. Decore-os; medite neles; faça uso deles. Não procure decorar demais deles de uma só vez, mas talvez apenas um ou dois por semana; daí, escolha mais, da próxima vez que ler a Bíblia.

(10) E não se esqueça, antes de iniciar sua leitura, peça de coração em oração à Deus que lhe conceda a preciosa ajuda de Seu espírito santo junto com sabedoria, discernimento e perspicácia. A ajuda do espírito santo não é exclusividade de algum líder religioso e é concedida a todos os que pedirem isso a Deus.

O Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse. (João 14:26)

Planos de Leitura da Bíblia

O aplicativo You Version, além dos planos de leitura da Bíblia, possui a possiblidade de leitura da Bíblia em diversos idiomas, comparativo de versões, marcação de textos, etc. Ele possui versões tanto para Android como para iOS.

Se você preferir ler a Bíblia no formato tradicional, seguem planos de leitura abaixo são fornecidos pela Sociedade Bíblica do Brasil, que podem ser facilmente impressos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *