Mentes Bereanas – Princípios Válidos

Princípios que a equipe do Mentes Bereanas acredita serem válidos, extraídos das próprias publicações das Testemunhas de Jeová (JW):

“O erro procura sempre a obscuridade; enquanto que a verdade é sempre realçada pela luz. O erro nunca deseja ser investigado. A luz sempre procura uma perfeita e completa investigação.” — Folheto Milhões que Agora Vivem Jamais Morrerão (1923), pág. 16.

“Mesmo que o argumento de uma pessoa pareça plausível e certo, é sábio ouvir ambos os lados de uma questão antes de chegar a uma conclusão.” — Periódico Nosso Ministério do Reino (dezembro de 2001), pág. 6.

“… é fácil iludirmos a nós mesmos. Na realidade, pode ser muito difícil deixar de lado ou mesmo questionar opiniões que prezamos muito. Por quê? Porque desenvolvemos um apego emocional aos nossos conceitos. Podemos então enganar a nós mesmos por racionalizar — por inventar motivos para justificar crenças que, na realidade, são erradas ou enganosas… Um indício de que nos tornamos vítimas do auto-engano é se ficamos irados quando nossas crenças são questionadas. Em vez de ficarmos irados, é sábio manter a mente aberta e escutar com atenção o que outros dizem — mesmo quando temos certeza de que a nossa opinião está certa.” — Revista A Sentinela de 15 de julho de 2003, pág. 22.

“… numa situação embaraçosa talvez sejamos tentados a ocultar certos detalhes para minimizar o erro. Assim, o que dizemos talvez seja essencialmente verdade, mas passa uma impressão bem diferente. Embora não seja uma mentira flagrante, que é comum no mundo de hoje, será que agir assim é realmente ‘falar a verdade cada um com o seu próximo’, ou irmão?… Quando um cristão diz coisas que no íntimo ele sabe que induz irmãos a uma conclusão errada, ou a crer em algo que realmente não é verdade ou exato, como você acha que Deus encara isso?” — Livro Viva Tendo em Mente o Dia de Jeová (2006), pág. 115.

“Ninguém vai abrir a sua cabeça e colocar a verdade lá dentro. Você mesmo precisa ir atrás e encontrar a verdade.” Então, encontre a verdade por ler e estudar a Bíblia todos os dias… as informações falsas “têm mais efeito quando as pessoas… não são incentivadas a pensar de modo crítico”. Então, não aceite tudo o que ouve como se fosse verdade.” — Revista A Sentinela de julho de 2017 (Edição de Estudo), págs. 28, 29.

Mais importante, porém, do que as declarações de qualquer organização religiosa falível, é o que a infalível Palavra de Deus diz. O texto bíblico a seguir define com precisão o que está por trás das declarações acima, bem como o resultado para aqueles que não se apegarem aos sólidos princípios manifestos nelas:

Provérbios 18:13: “Quem responde antes de ouvir comete insensatez e passa vergonha.” 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *