Como posso me sentir um filho de Deus?

Esta resposta foi escrita a um leitor que expressou dúvidas sobre isso.

Não é a primeira vez que alguém nos expressa essa dúvida quanto a ser filho de Deus. Pelo contrário, saiba que esse assunto preocupa muita gente e uma das razões que geram dúvidas é justamente o ensino de diversos líderes religiosos, incluindo os das Testemunhas de Jeová. Não pretendemos dizer a você que temos todas as respostas que poderiam sanar toda e qualquer dúvida. Mas, como escrevemos diversas matérias que tratam desse assunto, com o objetivo de ajudar outros, passaremos a essência disso a você.

A primeira coisa que você perguntou foi: 

“Ser filho de Deus significa que eu terei de ir para o céu?”

Não necessariamente. Nenhum texto bíblico coloca a filiação divina em paralelo com a “esperança celestial”. A esperança que a pessoa porventura tenha para o futuro é outra questão; independente. Os seguintes textos (tirados da Tradução do Novo Mundo) que falam sobre os filhos de Deus associam essa condição com outras coisas. Observe:

(Mateus 5:9) . . . Felizes os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.

(João 1:12) . . .No entanto, a todos os que o receberam, ele deu autoridade para se tornarem filhos de Deus, porque exerciam fé no seu nome. . .

(Romanos 8:14) . . .Porque todos os que são guiados pelo espírito de Deus são realmente filhos de Deus .

(Gálatas 3:26) . . .Todos vocês são, de fato, filhos de Deus, por meio da sua fé em Cristo Jesus.

(Filipenses 2:14-15) . . .Continuem fazendo todas as coisas sem queixas nem discussões, para que venham a ser irrepreensíveis e inocentes, filhos de Deus sem defeito no meio de uma geração pervertida e corrompida, no meio da qual vocês estão brilhando como iluminadores no mundo. . .

(1 João 3:10) . . .Desta forma sabemos quem são os filhos de Deus e quem são os filhos do Diabo: aquele que não pratica a justiça não se origina de Deus, nem aquele que não ama o seu irmão.

O texto que segue comprova esta ideia de maneira ainda mais clara. Veja:

(1 João 3:2) . . .Amados, agora somos filhos de Deus, mas ainda não foi revelado o que seremos. Sabemos que, quando ele for manifestado, seremos semelhantes a ele, porque o veremos assim como ele é.

Se “o que seremos” fosse o fator determinante para a pessoa saber se é ou não “filho de Deus”, o apóstolo jamais poderia ter dito o acima. Mas não, ele disse aos ouvintes foi que eles já eram filhos de Deus naquele momento, independentemente de como seriam no futuro.

Caso queira saber mais, anexamos um capítulo do folheto As Testemunhas de Jeová e a Celebração da Morte de Cristo, que trata de outros aspectos desta questão. (Veja principalmente os subtópicos “Herdeiros de Deus e Co-Herdeiros de Cristo” e “Sofrermos Juntamente e Sermos Glorificados Juntamente”, mais para o final do capítulo).

Sua segunda pergunta: 

“A esperança terrestre ainda é válida?”

Sim, e diversos cristãos a têm. Se dependesse dessas pessoas, elas ficariam aqui no planeta Terra mesmo, pois o amam mais que tudo, bem como tudo o que existe nele. Só iriam para outro lugar se Deus determinasse outra coisa. Mas reconhecemos que outros cristãos podem ter outra esperança.

O ponto que gostaríamos de salientar é que, até onde entendemos, diferente de várias religiões organizadas, a Bíblia não dá tanto peso a esta questão do destino humano (céu ou terra) quanto dá para a esperança de vida eterna. Isto é que é a coisa importante. Cremos que o cristão pode tranquilamente deixar a questão de “onde” cada pessoa viverá nas mãos de Deus. Ele, em sua sabedoria, é que pode decidir isso melhor do que ninguém. Se você quiser se aprofundar um pouco mais neste assunto, recomendamos o texto intitulado Vida Eterna na Terra?

Filho de Deus - como se sentir assim depois de ter sido influenciado pelas crenças JW?
A grande maioria das Testemunhas de Jeová (JW.org) acredita não ser “filho de Deus”, por não fazer parte dos 144 mil ungidos

Sua terceira e última pergunta: 

“Como posso entender isso longe dos ensinamentos distorcidos das Testemunhas de Jeová?”

Quanto a isso, não precisamos dizer muita coisa. Cremos convictamente que a Palavra de Deus possui a resposta satisfatória para todas as principais questões que poderiam intrigar o homem cristão. Se você a ler de mente e coração aberto e permitir que ela molde progressivamente o seu entendimento, você não só terá paz mental crescente, como também estará livre das doutrinas confusas e divergentes dos homens e das religiões que eles lideram.

Uma observação adicional: Você disse que ‘não consegue se sentir um filho de Deus’. Talvez seja bom repensar isso também. Pergunte-se: O que faz uma pessoa “sentir” que é um filho de Deus, adotado por Ele? Será que é alguma sensação “especial” baseada na “esperança futura” que a pessoa tem (conforme sugerem algumas religiões), ou será que isso é uma convicção íntima, baseada em ideias concretas, como as expressas claramente nos textos bíblicos citados acima? É muito importante que você reflita nisso, pois talvez o que o está impedindo de sentir-se um filho de Deus seja alguma influência de crenças religiosas passadas, que não têm base bíblica alguma.

Esperamos que a resposta lhe tenha sido de ajuda.

Imagem Principal: A Solitary Walk (Leigh Muller), 2011.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *