O Que é a “Geena” Mencionada por Jesus?

Com o objetivo de provar a existência do inferno tradicional, cita-se frequentemente uma série de versículos que fazem referência à palavra Geena; que em outras versões bíblicas é tradicionalmente traduzida por Inferno. Assim, quando lemos a palavra inferno nestes versículos, na realidade trata-se do termo geena. Esses versículos são citados abaixo de acordo com a Bíblia de Jerusalém, que translitera a palavra como Geena; e a Almeida Corrigida Fiel, que a traduz como inferno:

“Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encolerizar contra seu irmão, terá de responder no tribunal; aquele que chamar ao seu irmão ‘Cretino!’ estará sujeito ao julgamento do Sinédrio; aquele que lhe chamar ‘Louco’ terá de responder na geena de fogo.” (Mateus, 5:22, BJ; “será réu do fogo do inferno.”, ACF)

“Caso o teu olho direito te leve a pecar, arranca-o e lança-o para longe de ti, pois é preferível que se perca um dos teus membros do que todo o teu corpo seja lançado na geena. Caso a tua mão direita te leve a pecar, corta-a e lança-a para longe de ti, pois é preferível que se perca um dos teus membros do que todo o teu corpo vá para a geena.” (Mateus 5:29, 30, BJ; “seja todo o teu corpo lançado no inferno.”, ACF)

“Não temais os que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Temei antes aquele que pode destruir a alma e o corpo na geena.” (Mateus 10:28BJ, Lucas 12:5;  “temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.”, ACF).

“Se a tua mão ou o teu pé te escandalizam, corta-os e atira-os para longe de ti. Melhor é que entres mutilado ou manco para a Vida do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres atirado no fogo eterno. E, se o teu olho te escandaliza, arranca-o e atira-o para longe de ti. Melhor é que entres com um olho só para a Vida do que, tendo dois olhos, seres atirado na geena de fogo.” (Mateus 18:8, 9, BJ, Marcos 9:43, 45, 47; “do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno.”, ACF).

“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito, mas, quando conseguis conquistá-lo, vós o tornais duas vezes mais digno da geena do que vós!” (Mateus 23:15BJ; “o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós.”, ACF).

“Serpentes! Raça de víboras! Como haveis de escapar ao julgamento da geena?” (Mateus 23:33BJ; “como escapareis da condenação do inferno?”, ACF).

“Ora, também a língua é um fogo. Como o mundo do mal, a língua está posta entre os nossos membros maculando o corpo inteiro e pondo em chamas o ciclo da criação, inflamada como está pela geena.” (Tiago 3:6BJ; “inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.”, ACF).

A primeira coisa que precisamos saber é que Geena era o nome usado no tempo de Jesus em referência ao Vale de Hinom (Neemias 11:30, 2 Reis 23:10), um vale localizado ao sul de Jerusalém, e que desde o ano 638 AC havia se tornado um imenso depósito de lixo, onde se incinerava todos os tipos de lixo, incluindo carcaças de animais e criminosos executados. Para consumir todo o lixo e evitar o mau cheiro, o fogo era mantido aceso continuamente, inclusive com enxofre. Nada escapava da destruição da Geena; mesmo os cadáveres não atingidos pelo fogo eram devorados pelos vermes até restarem apenas os ossos.

Com exceção da menção em Tiago, o Novo Testamento fala em Geena unicamente aos judeus. Os apóstolos Pedro, João e Paulo jamais mencionaram a Geena em seus escritos.

Quando Jesus falou da Geena, aqueles que o ouviam sabiam muito bem a que ele estava se referindo, precisamente porque estavam familiarizados com aquele lugar; de modo que quando ouviram Jesus citar a Geena, reproduziram em suas mentes a imagem daquela enorme lixeira, onde tudo terminava destruído pela ação do fogo e dos vermes.

Aquele lugar chamado Geena que estava ativo no tempo de Jesus deixou de ser um depósito flamejante. Hoje podemos ver a localização física daquele lugar (assinalado nesta imagem) e constatar que o fogo que  ardia naquela época está extinto agora.

Com todas as informações acima em mente, podemos tirar as seguintes conclusões:

  1. Nesta série de versículos, a palavra que Jesus usou não foi Inferno, e sim Geena, e elas têm conotações diferentes.
  2. Ao falar da Geena, Jesus NUNCA se referiu a alguma região subterrânea onde os maus são atormentados. Jesus estava falando do depósito de lixo de Jerusalém, o lugar onde todo o lixo era queimado.
  3. O local literal chamado Geena deixou de existir há muito tempo. Suas chamas se apagaram. Por isso, Jesus não poderia estar indicando a Geena como o destino literal dos maus. Portanto, Jesus usou esse lugar como uma representação.
  4. Tudo o que era lançado na Geena era matéria sem vida. Ninguém jamais foi lançado lá vivo para ser queimado. Todos os corpos estavam mortos. Portanto, esse lugar jamais poderia representar uma condição de pessoas vivendo no meio do fogo.
  5. O seguinte também é muito significativo: só os judeus sabiam e podiam entender o que era a Geena; e, portanto, APENAS a eles se falou sobre a Geena. Os gentios nunca foram advertidos quanto a serem lançados na Geena; o que torna completamente incompreensível que se trate do destino universal dos maus.

Mateus 10:28 Identifica a Função da Geena

O significado de Geena encontra-se apenas nas palavras de Mateus 10:28. Ali Jesus nos diz para temer “aquele que pode DESTRUIR a alma e o corpo na geena.”. Sendo assim, Jesus falou da Geena em sentido metafórico para representar a DESTRUIÇÃO COMPLETA, pois este era o efeito visível em tudo o que era lançado naquele grande depósito de lixo; e foi assim que todos os ouvintes de Jesus entenderam.

Mateus 10:28 é a chave. É o único versículo que descreve a função da Geena: destruição da alma e do corpo. Todos os demais versículos limitam-se a advertir os maus quanto a serem lançados lá.

Ao examinar o restante dos versículos, seu conteúdo simbólico salta aos olhos. Por exemplo, fala-se de um olho, uma mão e um pé que fazem tropeçar (um olho causaria tropeço e o outro não?), que é aconselhável cortar uma única mão, um único pé ou arrancar um único olho para não ir para a Geena, descreve-se um verme que não morre (Mateus 5:29, 30; 18:8, 9; Marcos 9:43, 45, 47), que quem chama alguém de “cretino” [“tolo”, “imbecil”] irá para a Geena (Mateus 5:22) e sobre fazer de alguém um filho da Geena (Mateus 23:15). É evidente que estes trechos bíblicos contêm figuras retóricas que não podem ser tomadas literalmente; trechos que por si mesmos carecem de um significado claro; e, portanto, precisam de uma explicação satisfatória. Infelizmente, esta condição simbólica foi usada para elaborar a doutrina tradicional do inferno. Quem defende esta doutrina supõe que ser lançado “no inferno de fogo” significa que aqueles que estão lá sofrerão eternamente os tormentos do fogo. Mas, onde é que se diz que os lançados lá estão vivos com dores perpétuas? Em lugar algum; isso está só na imaginação de quem lê os versículos com ideias preconcebidas.

Por outro lado, em Mateus 10:28, Jesus não introduz elementos simbólicos. O versículo inteiro tem uma leitura literal, livre de suposições e conjecturas. Sabemos identificar o que é o corpo e o que é a alma; não há dúvida do que significa matar o corpo; e entendemos perfeitamente que DESTRUIR é o ato de eliminar para sempre. Observe que Jesus diferencia entre o ato do homem de matar e o ato de Deus de destruir. E este último é o que a Geena simboliza. Na Geena os maus não são mortos, nem se faz com que sofram eternamente; antes, significa que depois de serem julgados, eles são absoluta e irrevogavelmente destruídos (Salmo 37:9).

_______________________

Tradução do artigo ¿Qué es el Gehena del que habló Jesús? (em Buscando la verdad bíblica) e postado com permissão.

One thought on “O Que é a “Geena” Mencionada por Jesus?

  • outubro 6, 2023 em 9:34 pm
    Permalink

    Gostaria de observar que João Batista quando pregava no deserto ele falava que o destino dos infiéis seria o fogo Inestinguivel ,quando Jesus falou sobre a geena ele observou que a geena da qual ele falava o fogo nunca se apaga e o bicho nunca morre e quando ele falou que Deus poderia mandar para a geena o corpo e a alma ele deixou claro que está geena não era do mundo fisico mas espiritual e para finalizar vamos observar são Mateus 25:41 onde o rei dirá::apartai-vos de mim malditos para o fogo eterno preparado para o diabo e seus anjos mostrando homens e demônios recebendo a mesma condenação,nos mostrando que a condenação é espiritual pois demonios são espíritos e não teria como o homem ir para o mesmo lugar se ele não fosse também um ser espiritual senão deveria ter duas condenações diferentes uma para homens outra para demonios, ressaltando que o lago de fogo não é a casa do diabo ,é a prisão onde ele é todos os condenados serão atormentados para sempre revelação 20::10 e nunca se esqueçam que o maior interessado que as pessoas não acreditem na existência de uma condenação eterna é o próprio satanás que quer levar com ele o maior número de pessoas que for possível, pois enquanto não acreditam numa condenação, a maioria não tem motivos para abrir dos prazeres carnais e buscar a salvação e a vida eterna
    a
    I

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *