Bíblia e Deus

Os Três Anjos Que Visitaram Abraão – Uma Trindade?

[Um leitor examinou o conteúdo da publicação “O Único Deus Verdadeiro – Um Estudo Bíblico Sobre a Trindade” e enviou uma questão ao autor. Apresentamos aqui a troca de correspondência.]

Meus cumprimentos,

Um brilhante artigo que desmonta a doutrina da Trindade. Obrigado. Estou tentando encontrar uma refutação do argumento trinitarista segundo o qual Gênesis 18 apóia a ideia de que Deus pode se tornar um homem.

Os trinitaristas citam:

“Apareceu o SENHOR a Abraão nos carvalhais de Manre, quando ele estava assentado à entrada da tenda, no maior calor do dia. Levantou ele os olhos, olhou, e eis TRÊS HOMENS de pé em frente dele. Vendo-os, correu da porta da tenda ao seu encontro, prostrou-se em terra e disse: SENHOR MEU, se acho mercê em tua presença, rogo-te que não passes do teu servo; traga-se um pouco de água, lavai os pés e repousai debaixo desta árvore; trarei um bocado de pão; refazei as vossas forças, visto que chegastes até vosso servo; depois, seguireis avante. Responderam: Faze como disseste… Tomou também coalhada e leite e o novilho que mandara preparar e pôs tudo diante deles; e permaneceu de pé junto a eles debaixo da árvore; e ELES COMERAM.

Então, lhe perguntaram: Sara, tua mulher, onde está? Ele respondeu: Está aí na tenda… DISSE UM DELES: Certamente voltarei a ti, daqui a um ano; e Sara, tua mulher, dará à luz um filho… DISSE O SENHOR a Abraão: Por que se riu Sara, dizendo: Será verdade que darei ainda à luz, sendo velha? Acaso, para o SENHOR há coisa demasiadamente difícil? Daqui a um ano, neste mesmo tempo, voltarei a ti, e Sara terá um filho. Então, Sara, receosa, o negou, dizendo: Não me ri. ELE, PORÉM, DISSE: Não é assim, é certo que riste.

Tendo-se levantado dali AQUELES HOMENS, olharam para Sodoma; e Abraão ia com eles, para os encaminhar. DISSE O SENHOR: Ocultarei a Abraão o que estou para fazer…? DISSE MAIS O SENHOR: Com efeito, o clamor de Sodoma e Gomorra tem-se multiplicado, e o seu pecado se tem agravado muito. Descerei e verei se, de fato, o que têm praticado corresponde a esse clamor que é vindo até mim; e, se assim não é, sabê-lo-ei.

Então, partiram dali aqueles homens e foram para Sodoma; porém ABRAÃO PERMANECEU AINDA NA PRESENÇA DO SENHOR. E, APROXIMANDO-SE A ELE, disse: Destruirás o justo com o ímpio? Se houver, porventura, cinquenta justos na cidade, destruirás ainda assim e não pouparás o lugar por amor dos cinquenta justos que nela se encontram? Longe de ti o fazeres tal coisa, matares o justo com o ímpio, como se o justo fosse igual ao ímpio; longe de ti. Não fará justiça o Juiz de toda a terra? Então, DISSE O SENHOR: Se eu achar em Sodoma cinquenta justos dentro da cidade, pouparei a cidade toda por amor deles… TENDO CESSADO DE FALAR A ABRAÃO, RETIROU-SE O SENHOR; e Abraão voltou para o seu lugar.”  – Gênesis 18:1-5,8-10a,13-17,20-26,33

Para apoiar a premissa de que Deus realmente apareceu como um dos três homens, os trinitaristas apontam que Gênesis 18:22 diz que os homens se levantaram e partiram em direção a Sodoma e Gomorra, enquanto Iavé permaneceu lá atrás com Abraão:

“Então, partiram dali aqueles homens e foram para Sodoma; porém Abraão permaneceu ainda na presença do SENHOR.”

Os trinitaristas alegam que se Iavé não era um dos três homens, deveríamos esperar que todos os três seguissem adiante para Sodoma, todavia o capítulo seguinte diz:

“Ao anoitecer, vieram os DOIS anjos a Sodoma, a cuja entrada estava Ló assentado; este, quando os viu, levantou-se e, indo ao seu encontro, prostrou-se, rosto em terra. E disse-lhes: Eis agora, meus senhores, vinde para a casa do vosso servo, pernoitai nela e lavai os pés; levantar-vos-eis de madrugada e seguireis o vosso caminho. Responderam eles: Não; passaremos a noite na praça. Instou-lhes muito, e foram e entraram em casa dele; deu-lhes um banquete, fez assar uns pães asmos, e eles comeram.” – Gênesis 19:1-3

Só dois homens apareceram em Sodoma, os quais o texto identifica como dois anjos. Onde estava o terceiro homem? Os trinitaristas alegam que o terceiro homem que tinha ficado para trás conversando com Abraão era na verdade Iavé Deus, que tinha aparecido com os outros dois!

Alguma sugestão sobre como responder a esse tipo de argumentação?

Atenciosamente,

Resposta do autor

Prezado,

Ou a Trindade é uma doutrina verdadeira, ou não é. Como declarado em suas próprias palavras, este artigo específico desmonta a falsidade da premissa dum Deus trino.

Conjecturar sobre Gênesis capítulo 18 é uma exercício de futilidade. É um revisionismo posterior ao quarto século que tenta fazer uso dum comentário referente a Abraão, sobre um evento da vida dele e um encontro dele com 3 representantes de Deus.

O ônus da prova referente à existência de um Deus Trino bíblico está sobre os trinitaristas e usar as Escrituras desta maneira NÃO constitui EVIDÊNCIA de um Deus 3 em 1.

A doutrina trinitarista raciocina que os três homens nos relatos de Gênesis capítulos 18 e 19 constituem uma trindade pelas seguintes razões (das quais discordo totalmente):

1 – Em Gênesis 18:1 Iavé apareceu para Abraão.

2 – Em Gênesis 18:2 três homens aparecem ao mesmo tempo em que Iavé apareceu a Abraão; os trinitaristas afirmam que eles são um e o mesmo, como trindade, sendo meramente um tipo diferente de manifestação. Cada uma das pessoas é reconhecida como distinta, correspondendo à natureza tri-única do Deus Trinitário. A doutrina da Trindade diz que Deus divide-se em três pessoas divinas coexistentes; Deus o Pai, Deus o Filho e Deus o Espírito Santo. Afirma-se que os três são co-iguais, coexistem como um só e são, portanto, inseparáveis.

Em Gênesis 18:3 Abraão dirige-se a estes três homens usando um substantivo no singular, dizendo: “Meu senhor (singular)…” O ensino trinitarista assevera que este é o Deus Trino aparecendo a Abraão como três pessoas, o que é chamado de ‘tri-teofania’, ou uma ‘aparição divina de três-em-um’.

Em Gênesis 18:5 os três homens falam coletivamente a Abraão, ao aceitarem a hospitalidade dele; a doutrina trinitarista diz que isso prova a trindade porque ilustra como um Deus é “unidos em um” (isto é, uma união de três-pessoas-numa-Deidade) e ele (eles) agem de maneira cooperativa como três pessoas, cada uma das quais sendo distintamente Deus.

Os três anjos que visitaram Abraão não eram uma Trindade.
Abraão e os Três Anjos
Giovanni Battista Tiepolo
©Museo Nacional del Prado

Este é o padrão básico do argumento trinitarista. Com base nesta explicação, podemos refutar este ensino errôneo prontamente, e de maneira clara.

Aqui começa a refutação:

Em Gênesis 18:9 a Bíblia refere-se aos três homens que perguntaram a Abraão onde estava a esposa dele usando o pronome no plural, “eles”:

“Então eles perguntaram: — Onde está Sara, a sua mulher? — Está na barraca — respondeu Abraão.” (Bíblia na Linguagem de Hoje)

Em Gênesis 18:10, porém, só UM dos homens fala e promete a Abraão que ‘ele’ retornará, dizendo “certamente voltarei a ti, daqui a um ano”:

“Disse um deles: Certamente voltarei a ti, daqui a um ano; e Sara, tua mulher, dará à luz um filho. Sara o estava escutando, à porta da tenda, atrás dele.”

Há uma distinção clara entre “eles perguntaram” em Gênesis 18:9 e “disse um deles” em Gênesis 18:10. No capítulo 18, versículo 9, só dois dos homens perguntam a Abraão onde está Sara, mas no versículo 10 só um dos homens diz “certamente voltarei a ti, daqui a um ano.” Esta distinção quer dizer que não há trindade em foco, caso contrário os pronomes não ficariam se alternando entre o singular e o plural.

Em Gênesis 18:13, 14, citado abaixo, aparece a primeira menção de Iavé, sendo uma continuação da conversa do mesmo homem, falando à parte dos outros dois homens:

“Disse o SENHOR (Iavé) a Abraão: Por que se riu Sara, dizendo: Será verdade que darei ainda à luz, sendo velha? Acaso, para o SENHOR (Iavé) há coisa demasiadamente difícil? Daqui a um ano, neste mesmo tempo, voltarei a ti, e Sara terá um filho.”

Este é Iavé falando com Abraão, e é o anjo (palavra singular) de Iavé, a quem Abraão reconheceu devido ao fato de que antes, em capítulos anteriores de Gênesis, o anjo de Iavé havia aparecido à outra mulher de Abraão, criada de Sara, conforme relata Gênesis 16:7-11, prometendo a ela que geraria descendência. Depois este mesmo anjo de Iavé veio até Abraão para transmitir a ele mensagens, conforme Gênesis 22:11, 15:

Gênesis 22:11: “Mas do céu lhe bradou o Anjo do SENHOR [Iavé]: Abraão! Abraão! Ele respondeu: Eis-me aqui!”

Gênesis 22:15: “Então, do céu bradou pela segunda vez o Anjo do SENHOR [Iavé] a Abraão.”

Uma prova adicional de que não está envolvida uma trindade aqui encontra-se em Gênesis 18:14, onde Iavé fala a Abraão através do anjo (singular) de Iavé, usando o pronome singular “eu”, NÃO o pronome plural “nós”. Menciona-se Iavé e usa-se apenas pronomes SINGULARES no restante do capítulo 18:

Gênesis 18:16, 17: “Tendo-se levantado dali aqueles homens, olharam para Sodoma; e Abraão ia com eles, para os encaminhar. Disse o SENHOR [Iavé]: Ocultarei a Abraão o que estou para fazer?”

Abraão segue os três homens no caminho para Sodoma; todavia só dois deles vão realmente para Sodoma; o outro homem (anjo) fala como Iavé, e usa pronomes no singular em Gênesis 18:17: “Disse o SENHOR [Iavé]: Ocultarei a Abraão o que estou para fazer?”

Os outros dois homens que descem até Sodoma são identificados como “anjos”, enquanto que um homem que fica conversando com Abraão é identificado como “Iavé”. Isto é uma prova concreta de que somente UM homem (anjo) está falando como Iavé e os outros dois são meramente anjos enviados para acompanhar o anjo que representa especificamente Iavé na visita a Abraão e sua esposa Sara.

A função dos outros dois anjos muda quando eles vão a Sodoma resgatar o sobrinho de Abraão, chamado Ló. Eles estão sendo dirigidos a uma missão diferente, como agentes atuando diretamente em nome de Iavé para cumprir dois objetivos: primeiro, avisar Ló e resgatá-lo, juntamente com qualquer um da família dele que acatar o aviso e, segundo, agir em nome e com a autoridade para usar o poder de Iavé para destruir as cidades de Sodoma e Gomorra com enxofre e fogo.

Gênesis 19:1, 2: “Ao anoitecer, vieram os dois anjos a Sodoma, a cuja entrada estava Ló assentado; este, quando os viu, levantou-se e, indo ao seu encontro, prostrou-se, rosto em terra. E disse-lhes: Eis agora, meus senhores [“senhores”, PLURAL, não “SENHOR”, no singular], vinde para a casa do vosso servo, pernoitai nela e lavai os pés; levantar-vos-eis de madrugada e seguireis o vosso caminho. Responderam eles: Não; passaremos a noite na praça.”

Estes dois “anjos” eram os mesmos homens que tinham estado antes com Abraão e Sara; o terceiro homem permaneceu com Abraão. Estes dois anjos vieram em forma de homens, o que é evidenciado pelo fato de que Ló queria lavar os pés deles. Anjos em forma humana não são algo incomum nas Escrituras, porque eles apareceram como homens em numerosas ocasiões, tanto no Velho como no Novo Testamento.

Quando Ló cumprimentou aqueles dois anjos, dirigiu-se a eles usando o substantivo no plural, dizendo, “meus senhores.” Uma vez que Ló os chamou usando o plural, isto prova que não há nenhuma trindade neste contexto. A palavra hebraica “senhores” (adonay) que Ló usou em referência àqueles visitantes angélicos é a forma plural comum do título de respeito em hebraico.

Adonay não significa divindade; é um termo hebraico geral, usado para se dirigir a um dignitário ou alguém do gênero, tal como um ‘mestre’ (senhor). Sara, por exemplo, chamou Abraão de “meu senhor” em Gênesis 18:12, usando a mesma forma da palavra hebraica, “adon”. Você supõe que o dogma trinitário identificaria Abraão como um membro duma trindade, simplesmente porque a esposa dele, Sara, o chamou de “senhor”? É claro que não, mas isso mostra o completo absurdo deste falso ensino.

Ademais, o fato de Ló ter se dirigido àqueles dois mensageiros angélicos (enviados em forma de homens) como “meus senhores” (plural) é uma prova absoluta de que não há qualquer menção a uma trindade, porque a terceira pessoa não estava presente com eles, o que, pelos padrões trinitaristas, reduz a co-igualdade e co-onipresença deles a nada.

Note também que em Gênesis 19:2 os dois anjos respondem a Ló, dizendo, “não; passaremos a noite na praça.” Já que “eles” usaram uma forma no plural, “[nós] passaremos”, falando coletivamente, isto é uma evidência irrefutável de que só dois anjos estavam em Sodoma, enquanto que o terceiro anjo, que tinha falado com Abraão em nome de Jeová (ou Iavé), não estava com eles.

A razão de eu estar mencionando isso é simplesmente enfatizar que os três homens ou anjos não permaneceram juntos, o que viola a ideia fundamental da co-onipresença, ensinada pela doutrina trinitarista. Ademais, já que um fala como Iavé, e os outros dois permanecem em silêncio enquanto ele fala, isto anula o princípio trinitarista de co-igualdade entre as três pessoas do Deus trino.

A maneira de comprovar isso é considerarmos Gênesis 19:29: “Ao tempo que destruía as cidades da campina, lembrou-se Deus [Elohim] de Abraão e tirou a Ló do meio das ruínas, quando subverteu as cidades em que Ló habitara.” O trinitarismo ensina que a palavra hebraica “Elohim” significa “unidade composta”, e é usada para representar as três pessoas da trindade, eternamente unidas e inseparáveis. Ora, dois dos anjos se separaram e foram para Sodoma a mando do anjo de Iavé que ficou lá atrás com Abraão, anulando desta maneira a ideia das três pessoas “unidas” da trindade.

O terceiro anjo, conhecido ao longo do Velho Testamento como “o” anjo de Iavé é mencionado de forma separada e distinta destes dois anjos. O terceiro anjo ficou conversando com Abraão; ele é referido ao longo da última metade de Gênesis capítulo 18 como “Iavé”. Este ponto será mencionado novamente, quando eu responder sua pergunta a respeito do uso do termo Iavé em Gênesis 19:24. Os outros dois anjos foram enviados para resgatar Ló e sua família da pendente destruição de Sodoma e Gomorra.

Até aqui, provei por meio de um simples desdobramento entre o singular e o plural de substantivos e pronomes que não existe tal coisa como uma trindade com seu engano de três pessoas co-iguais e co-onipresentes no contexto de Gênesis capítulos 18 e 19. Os três homens que vieram visitar Abraão e sua esposa Sara eram dois anjos em forma de homens, e um terceiro anjo em forma de homem, mas com uma autoridade consideravelmente maior, que falou em nome de Iavé, e é reconhecido como sendo aquele mesmo “anjo de Iavé” que aparece ao longo do Velho Testamento.

Isto quer dizer que durante o encontro inicial com Abraão e Sara, os outros dois homens são anjos enviados para acompanhar o anjo de Iavé que fala com Abraão. Talvez seja para que eles possam servir de testemunhas da promessa de Iavé a Sara, de que ela ficaria grávida e teria um filho dentro do ano seguinte. Após a reunião com Abraão, um anjo fica com ele, enquanto os outros dois anjos são então enviados separadamente a Sodoma para resgatar o sobrinho de Abraão, Ló e sua família antes de a cidade ser destruída por Iavé POR MEIO deles (ou seja – por meio destes dois anjos Iavé destrói Sodoma e Gomorra).

Tratemos agora de Gênesis 19:24. Segundo a informação que você me deu, extraída do site que você visitou, a interpretação trinitarista deste versículo é a seguinte:

Conceito Trinitarista: Em Gênesis 19:24, a Bíblia declara: “Então, fez o SENHOR chover enxofre e fogo, da parte do SENHOR, sobre Sodoma e Gomorra.” O argumento trinitarista é o seguinte: Uma pessoa da trindade que chamaremos de Iavé 1 fez chover enxofre sobre Sodoma e Gomorra. Uma pessoa da trindade que chamaremos de Iavé 2 fez chover fogo do céu. Eles acreditam que já que o SENHOR (Iavé) é mencionado duas vezes em um versículo, a conclusão é que há mais de uma pessoa de Deus fazendo chover fogo e enxofre.

Não sei onde eles encontram qualquer razão para identificar mais de uma pessoa de Iavé em Gênesis 19:24; nem o texto hebraico nem o de qualquer língua apóia este argumento deles, e não há qualquer distinção em virtude de substantivos ou pronomes no plural no versículo 24 que apóie tal interpretação. Assim, o melhor modo de decifrar qualquer argumento é começar pelo contexto.

Eu aprecio que você esteja indo de site em site para achar informação, o que é bom e pode ser proveitoso. Mas desejo ajudá-lo e incentivá-lo a aumentar o seu nível de estudo; portanto, minha sugestão é que você comece seu próprio estudo individual, à parte da hermenêutica de outros, já que isso é sempre mais gratificante e cria uma impressão mais vívida e permanente da Palavra de Deus em seu próprio coração e mente, pois você tem de buscar pessoalmente a verdade. Há um velho ditado que tem aplicação aqui, do qual você gostará:

“Dê a um homem um peixe e você o alimentará por um dia. Ensine um homem a pescar e o alimentará por toda a vida.”

Você é um irmão muito respeitoso e cortês, e aprecio ajudá-lo. Meu desejo é vê-lo por em ação a boa mente com a qual Deus o equipou, estabelecendo uma base para que Deus o use futuramente como instrutor bíblico, algo gravemente em falta na igreja da atualidade. Leia o contexto de Gênesis 19:12-29 abaixo, e então preste detida atenção ao seguinte:

Substantivos no plural ou no singular (ex: “homens” versus “homem” ou “anjos” versus “anjo” OU “anjos” versus “o SENHOR”) pronomes (ex: “Eu, ele, o” versus “nós, nos, eles, os”)

Pergunte-se quem está falando e para quem OU quem está agindo em nome de quem?

Sublinhei em vermelho alguns dos pronomes-chaves para sua consideração:

Gênesis 19:12-29: 

12 Então, disseram os homens a Ló: Tens aqui alguém mais dos teus? Genro, e teus filhos, e tuas filhas, todos quantos tens na cidade, faze-os sair deste lugar; 13 pois vamos destruir este lugar, porque o seu clamor se tem aumentado, chegando até à presença do SENHOR [Iavé]; e o SENHOR [Iavé] nos enviou a destruí-lo.

14 Então, saiu Ló e falou a seus genros, aos que estavam para casar com suas filhas e disse: Levantai-vos, saí deste lugar, porque o SENHOR [Iavé] há de destruir a cidade. Acharam, porém, que ele gracejava com eles.

15 Ao amanhecer, apertaram os anjos com Ló, dizendo: Levanta-te, toma tua mulher e tuas duas filhas, que aqui se encontram, para que não pereças no castigo da cidade. 16 Como, porém, se demorasse, pegaram-no os homens pela mão, a ele, a sua mulher e as duas filhas, sendo-lhe o SENHOR [Iavé] misericordioso, e o tiraram, e o puseram fora da cidade.

17 Havendo-os levado fora, disse um deles: Livra-te, salva a tua vida; não olhes para trás, nem pares em toda a campina; foge para o monte, para que não pereças. 18 Respondeu-lhes Ló: Assim não, Senhor meu! 19 Eis que o teu servo achou mercê diante de ti, e engrandeceste a tua misericórdia que me mostraste, salvando-me a vida; não posso escapar no monte, pois receio que o mal me apanhe, e eu morra. 20 Eis aí uma cidade perto para a qual eu posso fugir, e é pequena. Permite que eu fuja para lá (porventura, não é pequena?), e nela viverá a minha alma. 21 Disse-lhe: Quanto a isso, estou de acordo, para não subverter a cidade de que acabas de falar. 22 Apressa-te, refugia-te nela; pois nada posso fazer, enquanto não tiveres chegado lá. Por isso, se chamou Zoar o nome da cidade.

23 Saía o sol sobre a terra, quando Ló entrou em Zoar. 24 Então, fez o SENHOR [Iavé] chover enxofre e fogo, da parte do SENHOR [Iavé], sobre Sodoma e Gomorra. 25 E subverteu aquelas cidades, e toda a campina, e todos os moradores das cidades, e o que nascia na terra. 26 E a mulher de Ló olhou para trás e converteu-se numa estátua de sal.

27 Tendo-se levantado Abraão de madrugada, foi para o lugar onde estivera na presença do SENHOR [Iavé]; 28 e olhou para Sodoma e Gomorra e para toda a terra da campina e viu que da terra subia fumaça, como a fumarada de uma fornalha. 29 Ao tempo que destruía as cidades da campina, lembrou-se Deus [Elohim] de Abraão e tirou a Ló do meio das ruínas, quando subverteu as cidades em que Ló habitara.”

Acredito que você encontrará as respostas para suas perguntas de maneira auto-explicativa, se você segmentar todas as palavras grifadas em vermelho. Eis aqui algumas refutações simples que refutam lógica e facilmente o mito da trindade:

Refutação 1

Nos versículos 12 e 13 “disseram os homens a Ló… vamos destruir este lugar, porque o seu clamor se tem aumentado, chegando até à presença do SENHOR [Iavé]; e o SENHOR [Iavé] nos enviou a destruí-lo.” Recordemos agora que o terceiro anjo que permaneceu lá atrás com Abraão era o anjo de Iavé. Ele era o porta-voz de Iavé a quem estes dois anjos se referiram quando disseram a Ló, “o SENHOR [Iavé] nos enviou a destruí-lo.” Esta resposta é suficiente para eliminar qualquer argumento trinitarista no capítulo 19 de Gênesis inteiro!

O que comprova que estes dois anjos que vieram em forma de homens eram representantes de Iavé é a maneira como eles agiram às ordens de Iavé ao concederem o pedido de Ló. No versículo 16 Ló teve segundas intenções e hesitou, e para salvá-lo os homens (ou seja – os dois anjos) pegaram na mão de Ló, na de sua esposa e nas mãos de suas duas filhas.

A maneira como os anjos tomaram a família dele pelas mãos e conduziram para fora da cidade, ou seja, este ato de libertação é descrito na última metade do versículo 16: “sendo-lhe o SENHOR [Iavé] misericordioso, e o tiraram [Ló], e o puseram fora da cidade.

Vemos aqui que a misericórdia do “SENHOR [Iavé]” é demonstrada por meio das ações destes dois anjos materializados como homens. Tenhamos em mente, porém, que estes dois anjos foram “enviados pelo SENHOR [Iavé]”, portanto a referência à ‘misericórdia do SENHOR’ é redirecionada ao terceiro anjo que permaneceu com Abraão, pois ele é o porta-voz auditório de Iavé (ou seja – ele fala diretamente por Iavé).

Isto mostra como a Bíblia às vezes usa as ações de outros para descrever a misericórdia de Iavé, mas isso certamente não prova que existe mais de uma pessoa num Deus trino, como é sustentado pelo dogma trinitarista.

Refutação 2

O versículo 17 diz: “Havendo-os [ou seja, a família de Ló] levado fora [de Sodoma], disse um deles [um dos anjos]: Livra-te, salva a tua vida; não olhes para trás, nem pares em toda a campina; foge para o monte, para que não pereças.” Já que eles estavam então fora da cidade, esse “um” que estava falando era o anjo de Iavé, o terceiro anjo que tinha permanecido fora das cidades, já que ficará lá para trás com Abraão.

Embora só um dos anjos tenha falado com Ló, numa típica amostra do respeito típico da cultura do Oriente Médio, Ló responde a esse “um” dirigindo-se a TODOS os três anjos no versículo 18, dizendo a eles, “não, meus senhores!” 1O uso do plural aqui (“Oh no, my lords!”) ocorre na versão em inglês citada pelo autor, mas esta é a forma de traduzir menos comum. Em praticamente todas as versões o substantivo está no singular. Na Bíblia na Linguagem de Hoje, por exemplo, o texto diz: “Mas Ló respondeu: — Senhor, não me obrigue a fazer isso, por favor!”. Na versão Almeida Revista e Corrigida diz: “E Ló disse-lhe: Assim, não, Senhor!”. Na Bíblia de Jerusalém diz: “Ló lhe respondeu: Não, meu Senhor, eu te peço!” Muitas outras versões em português traduzem de modo similar, sempre apresentando a palavra “Senhor” não “Senhores”. O mesmo ocorre no caso das versões em inglês.

Temporariamente seguro fora de Sodoma e agora na presença de todos os três anjos, Ló continuou a pleitear com eles nos versículos 19 e 20, para que o deixassem se retirar para uma cidade menor, próxima de lá, dizendo: “Eis que o teu servo achou mercê diante de ti, e engrandeceste a tua misericórdia que me mostraste, salvando-me a vida; não posso escapar no monte, pois receio que o mal me apanhe, e eu morra. Eis aí uma cidade perto para a qual eu posso fugir, e é pequena. Permite que eu fuja para lá (porventura, não é pequena?), e nela viverá a minha alma.”

Isto conduz ao meu ponto no versículo 21, que diz: “Disse-lhe [ou seja, Iavé]: Quanto a isso, estou de acordo, para não subverter a cidade de que acabas de falar.” Recordemos que anteriormente só UM anjo tinha falado. O contexto não diz qual dos três anjos estava falando aqui em nome de Iavé, mas o fato é que só um falou, e já que antes disso tinha sido o anjo de Iavé, a conclusão lógica é que era esse anjo original de Iavé falando novamente aqui.

Uma vez que só um anjo falou, e os outros dois disseram que foram “enviados por Iavé” para destruir as cidades de Sodoma e Gomorra, o princípio da co-igualdade no Deus trino é destroçado por este fato, porque só um dos dois anjos falou e permanece o fato de que os outros dois personagens são subservientes a ele, não co-iguais.

Desse modo, a alusão ao “SENHOR [Iavé]” duas vezes no versículo 24 significa simplesmente que os dois anjos agiram alternadamente em nome e diretamente por Iavé, que os enviou com poder para destruir as cidades com fogo e enxofre. Isso é tão simples que até uma criança poderia perceber.

Uma última observação sobre os versículos 13 e 14, que falam sobre Ló ter saído para falar com seus genros sobre a destruição. No versículo 13 os dois anjos disseram a Ló: “pois vamos destruir este lugar, porque o seu clamor se tem aumentado, chegando até à presença do SENHOR [Iavé]; e o SENHOR [Iavé] nos enviou a destruí-lo.” No versículo 14 “saiu Ló e falou a seus genros, aos que estavam para casar com suas filhas e disse: Levantai-vos, saí deste lugar, porque o SENHOR [Iavé] há de destruir a cidade.” Tanto quanto Ló sabia, havia só dois anjos envolvidos nisso, já que ele ainda não tinha encontrado o terceiro anjo, o anjo de Iavé.

De modo que o fato de Ló ter se referido coletivamente a estes dois anjos de destruição e libertação como “SENHOR [Iavé]” lança por terra o “três-em-um” da argumentação trinitarista! Se o dogma trinitarista diz que isso é prova da existência de mais de uma pessoa no SENHOR [Iavé] neste contexto, então os benditos três se reduzem a apenas dois, e em vez de trindade, temos agora só uma dualidade!

Imagem: Abraão e os Três Anjos – Gustave Doré

4 thoughts on “Os Três Anjos Que Visitaram Abraão – Uma Trindade?

  • Qdo Ló viu os dois anjos , prostrou-se, rosto em terra. Isso é uma adoração. Só Deus pode ser adorado. Em momento algum eles pediram pra ele se levantar e não fazer aquilo.

    Resposta
  • Sem dúvida alguma a trindade existe biblicamente. Não há dúvidas de que os três eram dois anjos, outro era Iavé =DEUS. Tanto que, ao expressar SENHOR em letras maiúsculas refere-se ao Deus Trino, “só o Senhor é Deus”. Os dois anjos prosseguiram à sua missão. O outro após sua conversa com a Abraão não se comenta seu destino.
    – Em breve essas coisas não nos preocupam mais.

    Resposta
  • Um dos piores comentarios sobre a Trindade que ja li..

    Por isso que são totalmente como ossos secos

    Resposta
  • A trindade é real mas não pq aqui ela esteja representada, mas pq está claro q DEUS se manifestou através de 3 estados diferentes: Deus onipotente onipresente oniciente (1a forma ou pessoa como queiram), 2a forma ou pessoa como queiram está descrita em Genesis cap 1 “espirito de Deus” e essa forma encontra-se descrita em inúmeras passagens tanto no velho testamento quanto no novo. e por último, 3a forma ou pessoa é a forma HUMANA (son of a man = filho de ADÃO q veio do pó como matéria e recebeu o espirito de Deus pelas suas narinas) …Jesus é deus pq tem parte com ele (seu espírito, igual ao de ADÃO antes de comer do fruto do bem e do mal na árvore do conhecimento e assim viveu para dar a maior prova de amor do mundo a humanidade e para resolver definitivamente o problema do sacrifício para a remissão dos pecados dado q DEUS é justo e precisa aplicar a justiça mas ao mesmo tempo ele ama a todos nós e quer perdoar a todos dado q seu amor é infinito

    É simples quando se le as escrituras com AMOR no coração …. SHALOM para todos

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *