Ensinos e História das Testemunhas de Jeová

Em memória de Carl Olof Jonsson (1937-2023)

Na manhã de 17 de abril de 2023, nosso querido irmão em Cristo, Carl Olof Jonsson nos deixou, à idade de 86 anos. A equipe do Mentes Bereanas lamenta profundamente essa perda.

Carl Olof Jonsson é o autor de “Tempos dos Gentios Reconsiderados”, cuja primeira edição foi publicada em 1983. Esta obra é fruto de um trabalho minucioso iniciado em 1968, quando Jonsson servia como ministro de tempo integral das Testemunhas de Jeová (JW) e foi questionado por um dos seus estudantes da Bíblia a respeito da exatidão de 607 AC como o ano da destruição de Jerusalém pelos babilônios.

A data de 607 AC é fundamental na doutrina das Testemunhas de Jeová. Através de um intrincado sistema de especulações proféticas, oriundas do adventismo do século 19, as Testemunhas de Jeová atualmente acreditam que Jesus Cristo foi entronizado nos céus em 1914 DC como rei do Reino de Deus, completando um período de 2520 anos, conhecido como “sete tempos dos gentios” ou “tempos das nações”, iniciado na destruição de Jerusalém pelos babilônios.

Esta especulação profética prossegue com o ensino de que, na mesma época, Jesus Cristo retornou a terra na forma de uma “presença invisível”, seguida de uma “inspeção espiritual” ocorrida em 1919 DC, onde ele rejeita as demais igrejas do cristianismo e escolhe os Estudantes da Bíblia (posteriormente renomeados como Testemunhas de Jeová) como a organização de Deus na Terra. Também, durante esta suposta inspeção, Jesus escolhe a liderança desta organização (Corpo Governante) como o “escravo fiel e prudente”, o único canal de orientação usado por Deus atualmente.

Porém, todas as fontes históricas do período neobabilônico apontam claramente que a primeira destruição de Jerusalém ocorreu em 587 AC. Devemos nos recordar que os babilônios eram extremamente eficazes em fazer registros astronômicos de datas específicas, de forma que historiadores modernos conseguem apontar com precisão em que datas ocorreram tais eventos. Na realidade, não há nenhum historiador moderno que afirme que tal evento ocorreu em 607 AC. Somente fontes ligadas às Testemunhas de Jeová fazem tal afirmação.

Carl Olof Jonsson amou a verdade

Durante anos, Carl Olof Jonsson reuniu farta evidência histórica da cronologia do período neobabilônico, comprovando que a data de 607 AC para a destruição de Jerusalém pelos babilônios era equivocada. Este material foi enviado à sede das Testemunhas de Jeová no ano de 1977, porém o Corpo Governante acabou por desassociar (expulsar) Jonsson da religião. Visto que as Testemunhas de Jeová são proibidas de manter contato com ex-membros, os fatos levantados por Jonsson não poderiam ser acessíveis facilmente aos demais membros da religião, tática que se mostrou eficaz, pelo menos até a disseminação da internet em escala global.

Podemos presumir, pela atitude tomada pelo Corpo Governante, que a presença de Jonsson dentro da religião era ameaçadora. Não é por menos – comprovar que a destruição de Jerusalém pelos babilônios ocorreu em 587 AC simplesmente implode a doutrina das Testemunhas de Jeová, como um efeito dominó:

  • Se 607 AC é uma data errada, o ensino de que Jesus Cristo foi entronizado em 1914 DC é errado.
  • Se Jesus não foi entronizado em 1914 DC, Jesus não voltou a terra na forma de uma “presença invisível”.
  • Se a “presença invisível” não começou naquele tempo, não houve a dita inspeção nas igrejas cristãs.
  • Se não houve a inspeção, não houve a escolha de uma organização aprovada por Deus em 1919 DC.
  • Se não houve escolha de uma organização aprovada por Deus, não houve a designação de um “Escravo Fiel e Prudente”, o Corpo Governante, que seria o canal de orientação para os servos de Deus aqui na Terra.
  • Se o Corpo Governante não é o canal escolhido por Jesus Cristo para orientar os servos de Deus na Terra, se não há uma escolha de uma organização aprovada pelo próprio Deus, todo e qualquer ensino ou orientação proveniente deles pode ser questionado pelos membros das Testemunhas de Jeová.

Uma vez expulso das fileiras das Testemunhas de Jeová, Carl Olof Jonsson publicou o seu renomado livro, bem como uma série de artigos cristãos, muitos deles publicados em português em nosso site. Seus anos de pesquisa, sua resiliência em não se curvar à mentira e à injustiça, sua disposição em pagar um preço pessoal caríssimo por se apegar à verdade bíblica nos fazem lembrar de uma característica do verdadeiro amor cristão:

O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. – 1 Coríntios 13:6 (Nova Almeida Atualizada)

5 thoughts on “Em memória de Carl Olof Jonsson (1937-2023)

  • Na virada ano de 2013/2014 eu estava sozinho em casa. Minha esposa tinha viajado para apoiar uma construção de salão do reino. Com fortes desconfianças contra a Torre de Vigia, encontrei o texto de Carl sobre os tempos dos gentios. Logo nos primeiros capítulos caí na real. Lá fora a cidade e o mundo comemorava a entrada de 2014 e eu, derrepente, enxerguei a verdade da verdade. Em poucos dias, tentei abri os olhos de minha esposa minha irmã e o marido dela. Mas eles me taxaram de louco. No final de 2017, finalmente acharam motivos infundados para me desassociar. hoje ainda estou com minha esposa mas desprezando como um traste por ela e por quase todos aqueles “queridos” irmãos.

    Resposta
    • MEU NOBRE IRMÃO,SE DEPARAR COM AS MENTIRAS DESSA SEITA E COMO ACORDAR DE UM TRANSE OU UM PESADELO,CONTUDO TE AFIRMO QUE:SE VC JÁ ACEITOU JESUS COMO SEU ÚNICO E SUFICIENTE SALVADOR,AUTOR E CONSUMADOR DE SUA FÉ,NÃO DESANIME NEM DESISTA DE SUA FAMÍLIA,SE AINDA ÃO O FEZ,CREIA AINDA AGORA É TEMPO DE FAZE-LO,CREIA UNICAMENTE QUE A SALVAÇÃO ESTÁ NA PESSOA E OBRA DE CRISTO,ENTREGUE OS TEUS CAMINHOS A ELE,E O MIAS ELE FARÁ,ABRAÇOS FRATERNOS DE UMA SERVA DO SENHOR E ESPERO,UMA IRMA EM CRISTO!
      ASSISTA UM CANAL NO YOUTUBE ”MÁRIO PERSONA”…QUE A GRAÇA DE NOSSO DEUS E PAI DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO TE CONFORTE!

      Resposta
  • Boa noite! Você podem me dizer qual é a região verdadeira?
    Obrigado pela ajuda!

    Resposta
    • Prezado Ricardo,

      Sua pergunta é muito importante. E, pela importância, deve ser respondida pela Palavra de Deus. Afinal, Jesus declarou, em oração ao Pai: “…consagra-os na verdade, que é a tua palavra.” “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.” João 17:17 – (NVT; NAA).

      Jesus afirmou também: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém pode vir ao Pai senão por mim.” João 14:6 – (NVT).

      Em uma ocasião, Jesus ensinou: “Todo aquele que ouve o Pai e aprende dele vem a mim.” João 6:45 – (NVT).

      Assim, meu irmão, a religião verdadeira é Jesus Cristo. Como assim? Todo aquele que quiser servir a Deus, deve ter com Ele e com Seu Filho, um relacionamento verdadeiro e profundo. Esse relacionamento somente pode ser desenvolvido PESSOALMENTE, mediante a leitura, estudo, meditação e aplicação da Palavra de Deus, além de oração contínua.

      Espero ter ajudado.

      Que Deus o abençõe na busca por um verdadeiro relacionamento com Ele e com Seu Filho.

      Resposta
    • A religião pura e verdadeira aos olhos de Deus, o Pai, é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo. – Tiago 1:27

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *