Satanás Existe?

Questionamento de um leitor do Mentes Bereanas acerca da existência de Satanás.

Gostaria de parabenizar e elogiar todos vocês e dizer que eu me deleito com as informações que apresentam. Sou servo ministerial na minha congregação e gosto também de “ir fundo” nas minhas pesquisas. Por meio dos seus escritos e comentários aumentei meus conhecimentos da palavra de Deus.

Porém, apesar de todas as discrepâncias nos ensinos das Testemunhas de Jeová (ou da Sociedade Torre de Vigia) optei por continuar como Testemunha por vários motivos (1) o modo e vida é o melhor, (2) este ensino é o mais próximo da Bíblia, (3) a reputação é a mais elogiada de todas as religiões e (4) quando Jesus disse a seus discípulos pra não fazerem parte do mundo, as Testemunhas se aproximam mais deste mandamento, e assim por diante.

Gostaria de fazer uma pergunta a vocês: Satanás existe? Ele cega as pessoas? Os colaboradores deste site correm o risco de serem manipulados por ele? Falem-me sobre as artimanhas dele. Vocês acreditam em Satanás e na astúcia dele? Estou fazendo estas perguntas por que não vi nenhum parecer de vocês nestes assuntos. Um abraço a todos vocês. Que Jeová Deus esteja convosco.

Resposta ao leitor – Satanás é real!

Contrário ao que alguns pensam, os escritores bíblicos registraram diversas informações a respeito dele, e estas informações que são encontradas ao longo da Bíblia se coadunam com a ideia de que ele existe como pessoa real, não simplesmente como “o mal”. Vejamos uma lista (incompleta) de textos que nos levaram a esta conclusão:

– Anjos, Jesus, e o próprio Deus conversaram com ele. (Jó 1:7-12; Jó 2:2-6; Zacarias 3:1,2; Mateus 4:1-10; Judas 9)

– Ações maléficas contra humanos são atribuídas nominalmente a ele (Marcos 4:15; João 8:44; Atos 10:38; 1 Coríntios 7:5; 2 Coríntios 2:10; 1 Tesssalonicenses 2:18; 1 Timóteo 3:6,7; 1 Pedro 5:8; Apocalipse 2:10)

– Ações podem ser tomadas contra ele (Lucas 10:18; Lucas 13:16; Romanos 16:20; Apocalipse 12:9; Apocalipse 20:2,10)

– Ele possui reino e autoridade (Lucas 11:18; Atos 26:18; Apocalipse 2:12)

Satanás conversando com Jesus
A Bíblia fala em Satanás conversando diretamente com Jesus
Cena da Novela “Jesus”, exibida pela RecordTV

Quanto a ele tentar influenciar negativamente pessoas, observamos que em todos os casos citados na Bíblia, ele fez isso (e com diferentes graus de eficácia) justamente com pessoas que eram seguidoras de Cristo. Exemplos: Judas (Lucas 22:3), Pedro (Marcos 8:33; Lucas 22:31) e Ananias (Atos 5:3). De modo que qualquer pessoa está sujeita a tentativas de manipulação por parte dele, e ninguém, nem o próprio Jesus foi poupado disso.

No intento de conseguir manipular alguém, Satanás pode agir diretamente, ou por meio de uma terceira pessoa (espiritual ou humana). Se ele conseguirá o seu intento ou não com determinada pessoa, dependerá basicamente da própria pessoa. Certos textos não deixam dúvida de que se Satanás decide cegar ou manipular alguém, não quer dizer que ele necessariamente vai conseguir e que a pessoa não possa fazer nada a respeito. Existem ações específicas que os humanos podem tomar para impedir que isso aconteça. Exemplos:

2 Coríntios 2:10-11: Quando vocês perdoam alguém, eu também perdoo. Porque, quando eu perdoo, se é que, de fato, tenho alguma coisa a perdoar, faço isso por causa de vocês, na presença de Cristo, a fim de que Satanás não se aproveite de nós; pois conhecemos bem os planos dele. (Bíblia na Linguagem de Hoje)

1 João 3:10-12: Os filhos de Deus e os filhos do Diabo nisto são manifestos: todo aquele que não pratica a justiça, não é de Deus, nem aquele que não ama a seu irmão. Pois a mensagem que tendes ouvido desde o princípio é esta, que nos amemos uns aos outros. Não sejamos, pois, como Caim que era do maligno e matou a seu irmão; e por que o matou? Porque as suas obras eram más, e as de seu irmão justas. (Sociedade Bíblica Britânica)

Mas, por mais que o que os textos acima digam seja verdade, é preciso reconhecer o fato de que Satanás é uma pessoa muito mais poderosa e inteligente do que nós. Considerando-se ainda que temos os mais diversos pontos fracos, que ele pode e sabe explorar facilmente, não poderíamos com ele de forma alguma. Mas temos aliados muito poderosos: ninguém menos do que o próprio Deus e o Filho, a quem Ele responsabilizou pela nossa salvação. Os seguintes textos transmitem esta ideia:

Lucas 22:31-32: Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo! Eu [Jesus], porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos. (Almeida Revista e Atualizada)

Hebreus 2:14: Portanto, visto que os filhos são pessoas de carne e sangue, ele [Jesus] também participou dessa condição humana, para que, por sua morte, derrotasse aquele que tem o poder da morte, isto é, o diabo. (Nova Versão Internacional)

Tiago 4:7: Sede submissos a Deus. Resisti ao demônio, e ele fugirá para longe de vós. (Versão Católica)

Com estas pessoas poderosas do nosso lado, temos total condição de resistir a Satanás e impedir que ele nos desvie da verdade e nos leve para o caminho da destruição eterna que o aguarda.

One thought on “Satanás Existe?

  • janeiro 19, 2022 em 9:34 pm
    Permalink

    Eu não aceito datas nem conceitos de que só os membros da religião sejam salvos , pois a grande multidão ela é ampla essa escolha não é nossa! Tem muita gente má dentro das religiões também sa escolhas de Jesus eram muito soltas não existia padrão.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *