Mentes Bereanas – Posicionamentos Doutrinários

Um leitor que se propôs a colaborar com o site Mentes Bereanas encaminhou algumas questões sobre certos posicionamentos doutrinários. As respostas enviadas a ele poderão servir para o esclarecimento de outros

O “Mentes Bereanas” advoga quais crenças? Crêem na trindade, inferno de fogo e imortalidade da alma?

Citaremos aqui um trecho da seção “Quem Somos”:

[Os responsáveis pelo site] reconhecem apenas um Deus verdadeiro, o Pai, que é conhecido há vários milênios pela humanidade por diversos nomes, tais como Iavé ou Jeová. Creem em Jesus como Filho de Deus, como único intermediário entre Ele e os homens e no valor de sua morte sacrificial. Esforçam-se em seguir o exemplo da vida dele e em defender seus ensinos, apresentados claramente na Bíblia. 

Como este definitivamente não é o caso de nenhuma das três doutrinas que você mencionou, seria incoerente advogarmos alguma delas. Existem pelo mundo afora tanto pessoas que defendem ardorosamente uma ou mais delas, como pessoas que as negam veementemente. Em cada lado do debate acham-se inclusive teólogos de renome. Nosso entendimento é que o “fator de desempate” (na falta dum termo melhor) é o que a Bíblia diz claramente sobre a natureza de Deus, a natureza do homem e a condição dos mortos.

A partir do momento em que se declara lá constantemente que ‘a alma (nepheshmorre’, que ‘para nós há somente um Deus, o Pai’ e que ‘a morte é uma punição (ou “salário”) pelo pecado do homem (ou seja, isso não fazia parte do propósito original do Criador)’, a nosso ver isso já constitui evidência suficiente. Qualquer ideia ou elucubração dos homens que contradiga isso, por mais erudita e bem elaborada que pareça, não prova nada. E como um conceito adicional que mantemos conosco é que a própria Bíblia não pode se contradizer, entendemos que não existem ideias divergentes das acima dentro das páginas dela.

Nesse sentido, é dado a estas doutrinas o mesmo tratamento que se dá a uma série de ensinos da liderança das Testemunhas de Jeová: o site se limita a apresentar a informação comprobatória da falta de validade bíblica para estes ensinos. O que os leitores (tanto os seguidores desta religião como de outras) farão, após saberem destas informações, é responsabilidade exclusiva deles.

É um site que defende a fé independente de religião? Sempre será assim?

Como você bem sabe, há todos os tipos de dissidentes das Testemunhas de Jeová. O perfil abrange desde aqueles que se apresentam como cristãos, mas questionam indiscriminadamente tudo o que a liderança delas ensina e fazem questão de defender toda e qualquer ideia que seja contrária às desta organização, até aqueles que rejeitaram esta organização e rejeitaram junto o Cristianismo, a Religião e até o próprio Deus, e não poupam palavras ácidas para criticar tudo o que se refira a isso. Infelizmente, em meio a estes extremos existe muito dogmatismo e falta de respeito à inteligência dos leitores.

Nosso posicionamento básico é em favor da fé cristã, ou seja, aquela baseada nas ideias expressas por Cristo (claramente, enfatizamos) e também no exemplo da vida dele. Embora acreditemos que o exercício dessa fé independa de a pessoa seguir ou se associar com uma instituição religiosa humana, não somos inteiramente contrários a isso (a evidência mostra que algumas pessoas parecem precisar disso mais do que outras).

O problema é que é muito difícil encontrar alguma instituição religiosa que dê aos seus seguidores a plena liberdade de ler e interpretar a Bíblia de maneira independente, atendo-se exclusivamente ao que ela diz, quer as conclusões estejam de acordo com as ideias do líder (ou líderes) desta instituição, quer não. A história de qualquer instituição geralmente mostra uma tendência contrária a isso. Os conceitos que – cedo ou tarde – acabam sendo impostos aos seguidores é que a verdade religiosa é um monopólio dos líderes daquela instituição e os membros dela são os que constituem o único povo de Deus na terra, rejeitando-se todos os demais.

Cremos que você concorda que esta triste situação é notória nas organizações religiosas (e a história atesta quais foram alguns dos terríveis resultados disso). Mas é também uma verdade (e é bíblico, inclusive) que os cristãos precisam e devem se associar com outros cristãos. Então, como conciliar isso? Uma alternativa que temos defendido no site é o cristianismo não-institucional. Apresentam-se algumas evidências de que o cristianismo doméstico é realmente aplicável e pode funcionar (como funcionava no primeiro século da história do Cristianismo). E poderemos estar publicando mais informações sobre isso no futuro.

Se eu desejar enviar um artigo, quais serão os critérios avaliados para ele ser aceito? E quem determinará isto?

Se você deseja ser um colaborador, a primeira pessoa que deve avaliar o trabalho é você mesmo. Pergunte-se: Quais são os meus sentimentos pessoais ao redigir alguma matéria? São positivos, no sentido de ajudar as pessoas? Meus escritos promoverão a fé cristã e direcionarão as pessoas para Deus? Creio que as evidências para as ideias contidas em determinado escrito de minha autoria são sólidas, principalmente do ponto de vista bíblico? Como Jesus encararia as ideias que pretendo publicar? E diversas outras questões semelhantes a estas, que só você pode responder por si mesmo. Citamos aqui novamente um trecho da seção “Quem Somos”:

A discussão pública de assuntos que envolvam Deus e a Bíblia exige muito critério; não é algo que deva ser encarado levianamente. (Compare isso com as palavras de Cristo em Mateus 12:36). A mesma responsabilidade é requerida dos que leem essas matérias e refletem sobre elas. Quem divulga as informações tem por obrigação prestar atenção ao que está dizendo e quem examina as informações deve necessariamente testar a validade delas. A ampla difusão do engano religioso no mundo atual deveria conscientizar todos os envolvidos da importância desse assunto.

Se você puder concordar de coração com isso, sinta-se à vontade para colaborar conosco. Dificilmente algum leitor que ama a verdade terá o que dizer contra seus escritos se você mantiver sempre em mente esta perspectiva positiva e sóbria. Caso surja alguma questão secundária, trataremos com você em particular.

Estas são algumas das perguntas. Obrigado.

Agradecemos igualmente, e esperamos que as informações acima tenham esclarecido a contento o que perguntou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *