A Celebração Cai Sempre Numa Noite de Lua Cheia?

Sou um leitor assíduo do vosso site. Gosto muito dos assuntos abordados no site.

Há uma coisa que me provoca alguma confusão. As Testemunhas de Jeová celebram a morte de Cristo, a Refeição Noturna do Senhor, no dia 14 de Nisã. Este ano o 14 de Nisã cai no dia 30 de março. Dia 30 de março também é lua cheia.

Se o dia 14 de Nisã cai este ano no dia 30 de março, então, o 1º de Nisã caiu no dia 17 de março, após o pôr-do-sol. Assim sendo, o 1º de Nisã não cai sempre no dia seguinte à lua nova?
 
Atenciosamente.


RESPOSTA:

Há alguns anos, um escritor deste site postou um texto que trata destas questões. A impressão que temos é que você já o leu.

Vale destacar a seguinte declaração no artigo:

O dia primeiro de nisã só começava para os judeus antigos quando a lua nova já estava no fim e o primeiro filete do círculo lunar começava a se tornar visível em Jerusalém, no final da tarde e início da noite.

O que explica esta discrepância que você encontrou é o detalhe da visibilidade da lua nova em Jerusalém, que é o momento que marcava efetivamente o início do mês de nisã para os judeus da antiguidade. A liderança das Testemunhas de Jeová leva isso em conta hoje, para determinar a data da celebração que as Testemunhas realizam, o que às vezes ocasiona certas exceções a esta regra geral das fases da lua. Cremos que esta matéria complementar, que aparece numa antiga revista da Torre de Vigia ajude a solucionar sua dúvida:
 
INÍCIO DA CITAÇÃO:
 
A Sentinela de 1977, págs. 607-608

Entendi que a celebração da Comemoração sempre ocorre na noite duma lua cheia. Mas, em 1977, a Comemoração foi em 3 de abril, e meu calendário indicou a lua cheia em 4 de abril. Por que esta diferença?

Muitas vezes, a celebração da Refeição Noturna do Senhor e a lua cheia coincidem, mas nem sempre. Por exemplo, pode haver um dia de diferença, dependendo do lugar onde mora e do calendário que usa.

Para compreender por que se dá isso, precisa entender o método básico atualmente usado pelo Corpo Governante das Testemunhas de Jeová em fixar a data da celebração anual da Comemoração.

Foi no 14.° dia do mês judaico nisã, data da Páscoa, que Jesus mandou que seus seguidores comemorassem a sua morte. (Luc. 22:14-20) Apropriadamente, calcula-se a data da celebração da Comemoração pelo método usado pelos judeus naquele tempo para saber a data da Páscoa. Eles iniciavam o mês de nisã quando podiam ver pela primeira vez a lua nova mais próxima do equinócio da primavera (do hemisfério setentrional). A páscoa ocorria quatorze dias mais tarde. — Isa. 66:23; Êxo. 12:2, 6.

As Testemunhas de Jeová seguem agora este antigo modelo no cálculo da data da Comemoração. Queira notar que a primeira coisa que precisa ser determinada é quando a lua nova mais próxima do equinócio da primavera (do hemisfério setentrional; por volta de 21 de março) será visível em Jerusalém. Não se trata da lua nova astronômica alistada num calendário ou numa tabela astronômica. Por que não? Porque a primeira fatia prateada da lua nova só é visível de dezoito a trinta horas depois do instante da lua nova astronômica.

Tomemos como exemplo o ano de 1977. Fazendo o cálculo com meses de antecedência, a fim de informar as congregações em toda a terra, o Corpo Governante das Testemunhas de Jeová teve de determinar quando a lua nova se tornaria visível em Jerusalém. Do ponto de vista astronômico, o instante da lua nova era às 20,33 horas, hora de Jerusalém, em 19 de março de 1977. Naturalmente, a lua nova não era então visível, nem o seria ainda por muitas horas. Mas, poderia a primeira fatia prateada da lua nova ser vista na noitinha seguinte, por volta do pôr-do-sol? Por vários fatores envolvidos, não parecia provável que a luz pudesse ser vista no céu ocidental bastante claro de Jerusalém, por volta do pôr-do-sol de 20 de março de 1977. Por conseguinte, o Corpo Governante decidiu-se pelo dia 21 de março de 1977 como o tempo em que, com certeza, a lua nova estaria em condições de ser vista em Jerusalém, por volta do pôr-do-sol. O dia 14 de nisã começaria assim com o pôr-do-sol de 3 de abril. Esta foi a ocasião em que as Testemunhas de Jeová celebraram a Refeição Noturna do Senhor. Que dizer da lua cheia naquele mês? Quando ocorreu?

As tabelas astronômicas alistam a lua cheia como ocorrendo em 4 de abril às 4,09 horas, Tempo Médio de Greenwich (Inglaterra). Mas, ao mesmo tempo, se você viver em outro fuso horário, seu relógio mostrará uma hora diferente. Por exemplo, Estocolmo (Suécia) e Roma (Itália) estão no próximo fuso horário ao leste de Greenwich. Portanto, para eles, o momento da lua cheia ocorreu em 4 de abril às 5,09 horas. Nova Iorque (E. U. A.) e Lima (Peru), porém, estão cinco fusos horários ao oeste de Greenwich, portanto, para eles, a lua cheia ocorreu às 23,09 horas do dia 3 de abril de 1977. Por causa desta variação, segundo os fusos horários, alguns calendários locais de 1977 indicavam que a lua cheia ocorreria em 4 de abril, ao passo que outros diziam que ocorreria em 3 de abril.

De qualquer modo, o ponto básico a reconhecer é que a data da celebração da Refeição Noturna do Senhor é determinada pela lua nova (visível em Jerusalém), não pela lua cheia. No entanto, a Comemoração ocorre quatorze dias depois do aparecimento da lua nova. De modo que sempre ocorre por volta do tempo da lua cheia. É bom saber isso, caso algumas Testemunhas de Jeová fiquem cortadas do contato com o Corpo Governante e não saibam a data estabelecida para a Comemoração. Nesta situação, se celebrarem a Comemoração na noitinha da data calendar para a lua cheia, após o equinócio da primavera (do hemisfério setentrional; no hemisfério meridional seria após o equinócio do outono), é bem provável que a celebrem na mesma data que os demais irmãos, ou pelo menos, muito perto dela.
 
FIM DA CITAÇÃO.
 
Lembre-se porém, que embora as conclusões de toda essa discussão técnica possam estar corretas, a discussão em si é fruto da premissa apresentada na Sentinela acima, a saber, que “a data da celebração da Refeição Noturna do Senhor é determinada pela lua nova (visível em Jerusalém)”. Isto podia ser totalmente verdadeiro para a determinação da Páscoa judaica, mas não há comprovação bíblica alguma de que este critério deveria ser seguido obrigatoriamente para se determinar a data da celebração da Refeição Noturna (ou Ceia) do Senhor.

Jesus sabia que seus seguidores com o tempo se espalhariam pelo mundo inteiro e isso de fato ocorreu já poucas décadas após a morte dele. Para um cristão que vivesse no Japão ou na Inglaterra, países muito distantes da terra de Israel, seria impossível saber se uma lua nova já estava visivel em Jerusalém. Hoje, com comunicações via satélite e internet isto é possível, mas até tempos bem recentes não era. Jesus, portanto, não se preocupou em fixar uma frequência “correta” para a celebração, e muito menos um dia específico do ano para isso. O que ele disse foi que simplesmente deveríamos “persistir” em fazer isso. É por esta razão que nós, do Mentes Bereanas, não criticamos as pessoas que comemoram com mais frequência, ou então em dias diferentes do correspondente ao 14 de nisã do calendário judaico.

Assim, o mesmo escritor deste site mencionado acima, concluiu dizendo:

Ao contrário da páscoa judaica, a Bíblia não estabelece regras de calendário para a Celebração da Morte de Cristo, e os cristãos estão livres para decidir isso. Até mesmo os judeus não costumam mais comemorar a páscoa no dia 14 de nisã, mas sim no dia 15. Por isso, caso queira relembrar a morte de Cristo à maneira do calendário judaico (e você não seja Testemunha de Jeová, e nem possa compartilhar com elas esse evento), não se preocupe com regras rígidas. Se você fizer a Ceia do Senhor no dia 14 ou 15 de nisã não haverá nenhum problema, ambas as datas são aceitáveis. E caso você queira celebrar em algum outro dia do mês de nisã, você também tem liberdade para isso.

Esperamos que estas informações lhe sejam de ajuda para encarar este assunto de maneira bem equilibrada.

Imagem: NASA – Lua cheia na primavera (Imagem de Jeff Dai)

3 thoughts on “A Celebração Cai Sempre Numa Noite de Lua Cheia?

  • março 5, 2021 em 5:59 pm
    Permalink

    Gostei da explicação sobre o 14 de nisan.

    Resposta
  • abril 4, 2021 em 8:44 am
    Permalink

    Mas a Lua Cheia Vermelha foi vista no momento do sacríficio de Jesus ou não há como saber?

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *