"Senhor Jesus, recebe o meu espírito!" (Atos 7:59, 60)

“E apedrejavam Estêvão, que invocava e dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito! Então, ajoelhando-se, clamou em alta voz: Senhor, não lhes imputes este pecado! Com estas palavras, adormeceu.” (“E, depois que disse isso, ele morreu.”, Bíblia na Linguagem de Hoje)

___________________

Esperava Estevão que seu espírito continuaria vivo e seria recebido por Jesus no céu naquele mesmo momento? É assim que alguns entendem este relato, contido no livro de Atos dos Apóstolos.

Ora, se o verdadeiro Estevão era o espírito, quem é essa pessoa, referida como “ele” no versículo 60, que "adormeceu" ou “morreu”? Os pronomes pessoais estão associados com o corpo, e não com algo dentro do corpo. Este uso dos pronomes é fatal para a idéia de que o verdadeiro Estevão era uma essência imortal dentro do corpo.

“Adormecer” é uma expressão bíblica que descreve a inconsciência da morte, significando que a pessoa acordará no dia da ressurreição. Para isso, há evidências bíblicas. Em João 11:11, 14 Jesus aplicou esta mesma expressão a seu amigo Lázaro, que estava morto. No livro de Daniel 12:2, lemos:

“Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno.”

Da mesma forma, 1 Cor. 15:6, 18 diz:

Depois, foi visto por mais de quinhentos irmãos de uma só vez, dos quais a maioria sobrevive até agora; porém alguns já dormem. ... E ainda mais: os que dormiram em Cristo pereceram.

Portanto, o fato de Estevão ter ‘adormecido’ indica que ele não recebeu imediatamente sua recompensa. (Compare isso com o que diz 1 Tessalonicenses. 4:13-18).

Então, o que quis ele dizer com esta expressão “Senhor Jesus recebe o meu espírito!”?

1 Cor. 15:22-23 diz:

“Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo.  Cada um, porém, por sua própria ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda.”

Era nisso realmente que Estevão tinha confiança! O entendimento bíblico é que os justos recebem sua recompensa “na sua vinda” [de Cristo], não antes disso.

Ademais, a idéia de Estevão sobre “espírito” não poderia contradizer a idéia transmitida pelas Escrituras Hebraicas, que norteavam os conceitos religiosos dele. Essas Escrituras não apresentam em lugar algum o “espírito” como alguma parte imortal do homem, e sim como a força vital dada por Deus. Exemplos:

“Se Deus pensasse apenas em si mesmo e para si recolhesse o seu espírito e o seu sopro, toda a carne juntamente expiraria, e o homem voltaria para o pó.” (Jó 34:14,15)

“Pereceu toda carne que se movia sobre a terra, tanto de ave como de animais domésticos e animais selváticos, e de todos os enxames de criaturas que povoam a terra, e todo homem. Tudo o que tinha fôlego de vida em suas narinas, tudo o que havia em terra seca, morreu. (“Tudo o que tinha fôlego de espírito de vida em seus narizes, tudo o que havia no seco, morreu.”, Almeida Revisada e Corrigida).

Estevão tinha fé na verdade de que, assim como Deus enviou o Seu Espírito e ressuscitou Jesus, ele também seria ressuscitado. Enquanto morto, a vida de Estevão seria “oculta com Cristo”, e quando Cristo se manifestar pela segunda vez, Estevão também se manifesta com ele em glória. (Colossenses 3:3, 4).

Estas palavras que Estevão disse ao morrer, foram as mesmas ditas por Jesus quando morreu: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito!” (Lucas 23:46). Mas o fato é que Cristo foi para o inferno (hebraico: hades) [1] naquele dia, e ficou lá por partes de três dias. Ele não foi para o céu imediatamente; só foi para lá várias semanas depois disso. (Atos 2:27, compare com o que diz João 20:17: “ainda não subi para meu Pai”).


Nota:


[1] Esta palavra grega hades traduzida como “inferno” em Atos 2:27 significa simplesmente “túmulo”. Isto pode ser comprovado com base em outros textos, os quais afirmam que depois da crucificação, Jesus foi colocado no túmulo. (Mateus 12:40; Atos 10:38-40; 1 Cor 15:4, 5)

 

[Todas as citações bíblicas deste comentário são extraídas da versão Almeida Revisada e Atualizada, a menos que haja outra indicação.]