Quem São as “Outras Ovelhas” Mencionadas em João 10:16?

Um dos ensinos da liderança das Testemunhas de Jeová é que as “outras ovelhas” de João 10:16 simbolizam todos os cristãos que não têm esperança de vida celestial e sim de viverem para sempre em um paraíso terrestre. Este ensino pode ser encontrado em muitos livros e revistas da Associação Torre de Vigia (ou JW.org).

Uma análise de alguns versículos relacionados ao assunto pode nos fornecer uma resposta simples e harmônica à pergunta acima. Segundo a Tradução do Novo Mundo, o texto diz na íntegra:

E tenho outras ovelhas, que não são deste aprisco; a essas também tenho de trazer, (“agregar”, ARC) e elas escutarão a minha voz e se tornarão um só rebanho, com um só pastor.

Se Jesus usou aqui o termo “E tenho outras ovelhas que não são deste aprisco” fica evidente que este se tratava de um segundo aprisco  ou grupo de ovelhas. Então temos primeiro  de identificar quem fazia parte do primeiro aprisco ou grupo de ovelhas sobre o qual Jesus havia falado nos versículos anteriores, ao versículo 16. No livro de Mateus 10:5,6, ao instruir seus discípulos a quem deveriam pregar, está escrito:

Jesus enviou esses 12, dando-lhes as seguintes instruções: “Não se desviem para a estrada das nações e não entrem em cidade samaritana; mas, em vez disso, vão somente às ovelhas perdidas da casa de Israel.”

O contexto de João 10:16 nos mostra que Jesus estava dialogando com membros da casa de Israel, ou seja, judeus circuncisos. Fica claro  que o primeiro aprisco se compunha, então, de todos os descendentes de Israel (ou judeus) que depositariam fé em Cristo Jesus. Este fato também pode ser confirmado em textos como Atos 13:45,46, onde Paulo, ao responder a um grupo de judeus enciumados do ensino do Cristo, disse no início do versículo 46: “Era necessário que se falasse a palavra de Deus primeiro a vocês …” [judeus].

Se o primeiro grupo eram os judeus, quem eram as “outras ovelhas”?

Para entendermos quem são os membros do segundo grupo de ovelhas, a Bíblia nos leva a acontecimentos emocionantes, registrados no livro de Atos 11:18, onde se diz: “Então, Deus também concedeu a pessoas das nações o arrependimento que leva à vida.”

As "outras ovelhas" eram os gentios, não judeus.
As “outras ovelhas” estavam entre “pessoas das nações”

Isso estava realmente ocorrendo, pois anteriormente o relato de Atos 10:34,35,44-47 mostra-nos que Deus abrira as portas da sua misericórdia a todos os homens que quisessem fazer a Sua vontade e não mais só aos judeus, como até então acontecia. Isto também se harmoniza com Atos 13:45,46, onde, continuando o relato da conversa de Paulo com os judeus enciumados, o restante do versículo 46 diz : “…Visto que a rejeitam e não se julgam dignos da vida eterna, agora nos voltaremos para as nações.”

O trecho de Efésios 2:11-18 confirma esse entendimento. Dirigindo-se a pessoas de outras nações, Paulo disse:

Portanto, lembrem-se de que vocês, que são por nascimento pessoas das nações, antes eram chamados “incircuncisão” por aqueles chamados “circuncisão”, a qual é feita na carne por mãos humanas. Naquele tempo vocês estavam sem Cristo, apartados do estado de Israel, estranhos aos pactos da promessa; não tinham esperança e estavam sem Deus no mundo. Mas agora, em união com Cristo Jesus, vocês, que antes estavam longe, estão perto pelo sangue do Cristo. Pois ele é a nossa paz, aquele que de dois grupos fez um só e que destruiu o muro que havia no meio, que os separava.

Por meio de sua carne, ele aboliu a inimizade, a Lei de mandamentos em forma de decretos, para fazer dos dois grupos, que estão em união com ele, um novo homem, e fazer paz, e para, por meio da estaca, reconciliar plenamente com Deus ambos os povos em um só corpo, pois ele matou a inimizade por meio de si mesmo. E ele veio e declarou as boas novas de paz a vocês, que estavam longe, e paz aos que estavam perto; pois, por meio dele, nós, ambos os povos, temos livre acesso ao Pai por um só espírito.

Assim, existe base para a conclusão de que a expressão “outras ovelhas” de João 10:16 se aplica a todas as pessoas das nações que aceitaram a Cristo como Salvador.  Com isso em mente podemos entender mais plenamente a conclusão do versículo 16:

“…a essas também tenho de trazer, e elas escutarão a minha voz e se tornarão um só rebanho, com um só pastor”.

A união desses dois grupos no primeiro século da Era Cristã fica evidente em exortações como as feitas por Paulo:

“Há um só corpo e um só espírito, assim como há uma só esperança a que foram chamados; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos, por meio de todos e em todos.” [judeus e gentios] – Efésios 4:4-6.

Não há nem judeu nem grego, nem escravo nem homem livre, nem homem nem mulher; pois todos vocês são um só em união com Cristo Jesus.” – Gálatas 3:28

Imagem em destaque: Revista A Sentinela (Edição de Estudo) de setembro/2019 (Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania).

3 thoughts on “Quem São as “Outras Ovelhas” Mencionadas em João 10:16?

  • novembro 19, 2020 em 7:38 pm
    Permalink

    Atos 11:18 E ouvindo essas coisas, apaziguaram-se, e glorificaram a Deus, dizendo: De maneira que até aos gentios deu Deus o arrependimento para a vida.
    Qual a Biblia e tradução voces usam nas suas publicações?

    Resposta
    • novembro 26, 2020 em 9:05 am
      Permalink

      Olá Cláudio, neste artigo originalmente utilizamos a Tradução do Novo Mundo, edição de 1986. Porém, recentemente ele foi revisado e, salvo indicação em contrário, a tradução atualmente usada é a revisão de 2015 desta mesma tradução.

      Resposta
  • abril 9, 2021 em 1:58 pm
    Permalink

    Foram os povos nas Américas, e também outros povos no mundo naquela época, que não sabemos exatamente. Vide 3 Néfi capítulo 11, no Livro de Mórmon.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *