
Armagedom e Paraíso “muito em breve”
Uma lista parcial de declarações nas publicações dos Estudantes Internacionais da Bíblia e das Testemunhas de Jeová, apresentando esta predição. (Os grifos nos trechos relevantes são nossos.)
1879 a 1890
Que estamos vivendo “nos últimos dias” — “o dia do Senhor” — “o fim” da era do Evangelho e, consequentemente, no alvorecer da “nova” era, são fatos discerníveis não só pelo estudioso atento da Palavra, guiado pelo Espírito, mas também pelos sinais exteriores reconhecíveis pelo mundo, que ouve o mesmo testemunho…
Coragem, então, meu irmão ou minha irmã cristão(ã), que procuras com passo fatigado andar na estrada estreita… Mantém teu olho fixo no prêmio. Em breve — muito em breve — poderás usar a Coroa.
A Torre de Vigia de Sião, julho de 1879 (em inglês), págs. 3, 12.
O grande tempo de tribulação, como uma tempestade, está se formando e continua a se intensificar sobre a Terra… O Príncipe das trevas opera agora nos corações dos filhos da desobediência para a realização de sua própria vontade, ou seja, oprimindo e opondo-se à justiça e à verdade, causando aflição à humanidade. As nuvens estão se adensando e os corações dos homens começam a fraquejar pelo medo da tempestade que se aproxima, “pelo temor das coisas que virão sobre a Terra”. Em breve ela irromperá em toda a sua fúria.
A Torre de Vigia de Sião, novembro de 1880 (em inglês), pág. 153.
Em breve, provavelmente por volta, possivelmente antes, do outono de 1881, seremos transformados – nascidos do espírito [do qual agora fomos gerados] à gloriosa semelhança de nosso Líder.
A Torre de Vigia de Sião, dezembro de 1880 (em inglês), pág. 166.
Se você acha o prêmio caro demais – que não vale tudo o que você tem, não faça a troca; mas se você perceber que ele vale um milhão de vezes o que lhe pedem para dar, venda “tudo o que você tem e compre-o”. Se o nosso entendimento sobre o assunto estiver correto, a oportunidade de fazer essa troca, que nos é tão favorável, terminará neste outono.
Os que não fizerem a troca, em breve terão motivos para se arrepender, pois verão tudo o que possuem escapar de suas mãos durante o tempo de tribulação. Os que vierem bater à porta depois, desejando admissão, evidentemente ficariam felizes em dar tudo por uma oportunidade de entrar, mas será tarde demais “quando o Mestre… tiver fechado a porta”.
A Torre de Vigia de Sião, maio de 1881 (em inglês), pág. 225.
Está Próximo o Tempo
Título de Aurora do Milênio (depois conhecido como Estudos nas Escrituras) – Volume 2 – Tower Publishing Co., 1889.
1891 a 1900
A “fornalha” de tribulação para o joio está ficando bem quente, e em breve os justos brilharão tão claramente como o sol no Reino de seu Pai.
A Torre de Vigia de Sião, março de 1891 (em inglês), pág. 1294.
Mas que o mundo ame os seus, enquanto nos lembramos de que não somos do mundo, mas somos enviados como ovelhas no meio de lobos, e que nossa segurança e prosperidade espiritual dependem, não de nossa própria sabedoria e sagacidade, mas inteiramente de nossa diligente escuta e paciente obediência à voz do bom Pastor, que muito em breve exaltará grandemente seu pequeno rebanho e o coroará com uma medida de glória transcendente e eterna.
A Torre de Vigia de Sião, 1° de junho de 1893, pág. 1535 (Reimpressões).
O Imperador Guilherme da Alemanha descreveu recentemente o Czar da Rússia como “um príncipe da paz como eu”. O verdadeiro Príncipe da Paz conquistará muito em breve uma paz que durará mil anos, sem a necessidade de dez milhões de soldados para mantê-la. Ele usará os atuais “poderes constituídos” para derrubar e conquistar uns aos outros – em breve.
A Torre de Vigia de Sião, abril de 1894, pág. 1636 (Reimpressões).
Segundo nosso entendimento das Escrituras, já estamos no tempo da “colheita” desta era. O grande Ceifador Supremo, o Senhor Jesus, está agora, por meio de seus mensageiros ou servos, reunindo a colheita das verdades do Reino que Ele semeou há 1800 anos; e muito em breve o último trigo maduro será ajuntado ao “celeiro” (o estado glorificado – a condição celestial – “transformada”) e então, bem rapidamente, os filhos de Deus se manifestarão e sua grande obra de abençoar o mundo começará.
A Torre de Vigia de Sião, 1° de março de 1898, pág. 2277 (Reimpressões).
Muito em breve, o último membro do corpo de Cristo terá sofrido com o Cabeça por amor à justiça; então, toda a obra de sacrifício destinada a esta era do Evangelho, ou Dia da Expiação, terá chegado ao fim, e a era do Milênio de glória e bênção, domínio e exaltação, terá início; inaugurando para a humanidade a grande bênção, cujo preço foi pago no Calvário. Que cada querido seguidor nos passos do Mestre mantenha-se com paciência e perseverança no caminho da abnegação até que sua jornada termine — até que o Mestre diga: Basta; “Muito bem, servo bom e fiel. Foste fiel em poucas coisas, eu te farei senhor sobre muitas coisas: entra na alegria do teu Amo.”
A Torre de Vigia de Sião, maio de 1899, pág. 2474 (Reimpressões).
1901 a 1910
Todos os que estão despertos estão começando a reconhecer o tempo da colheita – o “fim dos tempos” – e a se alegrar com o privilégio da colheita que já está em andamento. Mas todos esses ouviram também sobre “uma destruição, já determinada no meio de toda a terra” (Isaías 28:22). O trovão soa mais forte e as nuvens ficam mais escuras. Uma grande tempestade está próxima. Embora não se saiba exatamente quando ela irromperá, parece razoável supor que não possa estar a mais de doze ou quatorze anos no futuro [ou seja, 1905 ou 1907].
A Torre de Vigia de Sião, julho de 1893 (em inglês), pág. 194.
A BATALHA QUE SE APROXIMA
A Bíblia nos adverte quanto ao caráter do grande tempo de tribulação que todos veem se aproximando rapidamente. Ela nos diz que será diferente de qualquer outra tribulação do passado. Ela enfatiza que o egoísmo será sua base e que o mundo inteiro estará envolvido — “a mão de cada um contra o seu próximo” (Zac 8:10). O espírito do Maligno possuirá o mundo e fará com que eles sejam e ajam de forma oposta àqueles que possuem o Espírito de Cristo, cujo deleite deve ser “fazer o bem a todos, especialmente à família da fé”.
A Torre de Vigia de Sião, 15 de outubro de 1907 (em inglês), pág. 310.
1911 a 1920
De acordo com nossas expectativas, a tensão do grande período de tribulação estará sobre nós em breve, em algum momento entre 1910 e 1912.
Estudos nas Escrituras, Volume 6 – A Nova Criação (em inglês), 1904, pág. 579.
Neste capítulo, apresentamos as evidências bíblicas que provam que o fim completo dos tempos dos gentios, ou seja, o fim completo da permissão do domínio deles, será atingido em 1914 D.C.; e que essa data será o limite máximo do governo de homens imperfeitos. Que nessa data o Reino de Deus, pelo qual nosso Senhor nos ensinou a orar, dizendo: “Venha o Teu Reino”, terá obtido pleno controle universal, e que então será “estabelecido”, ou firmemente estabelecido, na Terra… A Igreja sendo levada para casa em um arrebatamento. Isso provará que, em algum momento antes do fim de 1914 D.C., o último membro da Igreja de Cristo divinamente reconhecida, o “sacerdócio real”, “o corpo de Cristo”, será glorificado com a Cabeça; visto que cada membro deve reinar com Cristo, sendo co-herdeiro com ele do Reino, e este não pode ser totalmente “estabelecido” sem todos os membros.
Estudos nas Escrituras, Volume 2 – Está Próximo o Tempo (em inglês), 1889, págs.76, 77.
… a batalha do grande dia do Deus Todo-Poderoso… tão grande é a nossa confiança na Palavra de Deus e na luz da verdade presente que brilha sobre ela, que não poderíamos duvidar do seu testemunho, quaisquer que fossem as aparências. A data do fim dessa “batalha” está definitivamente marcada nas Escrituras como outubro de 1914. Ela já está em andamento, com seu início datando de outubro de 1874.
A Torre de Vigia de Sião, 15 de janeiro de 1892 (em inglês), reimpressões pág. 1355.
… o tempo de tribulação ou ‘dia da ira’ que… terminará em outubro de 1914. Convenções (sionistas)… se reúnem ano após ano para por em prática a proposta de reorganização de um estado judeu na Palestina. Os brotos florescerão, mas não darão frutos perfeitos antes de outubro de 1914 — o fim completo dos ‘Tempos dos Gentios’… Destruição completa dos ‘poderes constituídos’ deste perverso mundo atual — político, financeiro, eclesiástico — por volta do fim do Tempo dos Gentios; outubro de 1914.
Estudos nas Escrituras, Volume 4 – A Batalha do Armagedom (em inglês), 1897, págs. 604, 622. Como nada aconteceu em 1914, o texto foi alterado (em A Batalha do Armagedom, edição de 1915, pág. 604). “Outubro de 1914” foi mudado para “por volta de 1915”.
Não há absolutamente fundamento algum para os estudantes da Bíblia questionarem que a consumação desta era do Evangelho está agora às portas, e que terminará, como as Escrituras predizem, em um grande tempo de tribulação como nunca houve desde que existe nação. Vemos os participantes desta grande crise se unindo… A grande crise, o grande conflito, simbolicamente representado como um fogo, que consumirá os céus eclesiásticos e a terra social, está muito próximo.
A Torre de Vigia de Sião, 1º de maio de 1914 (em inglês), pág. 134.
A Batalha do Armagedom, para a qual esta guerra [a Primeira Guerra Mundial] está conduzindo, será uma grande disputa entre o certo e o errado, e significará a completa e eterna derrota do errado, e o estabelecimento permanente do reino justo do Messias para a bênção do mundo. Nossas simpatias são amplas o suficiente para abranger todos os envolvidos na terrível luta, assim como nossa esperança é ampla e profunda o suficiente para incluir a todos nas grandes bênçãos que nosso Mestre e seu reino milenar estão prestes a trazer ao mundo.
A Torre de Vigia de Sião, 1º de abril de 1915 (em inglês), pág. 101.
A atual grande guerra na Europa é o início do Armagedom das Escrituras (Apo. 19:16-20). Ela culminará na completa derrubada de todos os sistemas de erro que há tanto tempo oprimem o povo de Deus e iludem o mundo. Cremos que a guerra atual não poderá durar muito mais tempo até que irrompam as revoluções.
Livro Sermões do Pastor Russell (em inglês), 1917, pág. 676.
Não seria estranho se assim fosse, quando nos lembramos de que, após quarenta anos de peregrinação no deserto, os israelitas tomaram posse da terra de Canaã após mais seis anos. Como essas questões ainda são futuras, só nos resta esperar para ver. Prevemos que… o “fogo” virá no outono de 1920.
… Até as repúblicas desaparecerão no outono de 1920. E as montanhas não foram encontradas. Todos os reinos da terra desaparecerão, serão engolidos pela anarquia. Os três dias em que o exército do Faraó perseguiu os israelitas no deserto representam os três anos de 1917 a 1920, quando todos os mensageiros do Faraó serão engolidos pelo mar da anarquia… Nenhum vestígio dela sobreviverá às vinganças da anarquia mundial, no outono de 1920.
Estudos nas Escrituras, Volume 7 – O Mistério Consumado (em inglês), 1917, págs.178, 258.
1921 a 1930
Estamos nos aproximando do fim. Os últimos acontecimentos industriais ou a luta da Batalha do Armagedom se darão aqui nos Estados Unidos em breve. O abate de quase setenta dos chamados “fura-greves” no estado de Illinois é só um prelúdio para a anarquia universal que se aproxima.
A Idade de Ouro, 3 de janeiro de 1923, págs. 205, 206.
O período deve terminar em 1925. Terminando o tipo, o antítipo deve começar; e, portanto, 1925 está definitivamente fixado nas escrituras. Qualquer pessoa pensante pode perceber que um grande clímax está próximo. As Escrituras indicam claramente que o clímax é a queda do império de Satanás e o pleno estabelecimento do reino messiânico. Sendo este clímax atingido em 1925, e marcando o início do cumprimento das bênçãos de vida há muito prometidas ao povo, milhões que agora vivem na Terra estarão vivendo naquele momento, e os que obedecerem às leis justas do novo arranjo viverão para sempre. Portanto, pode-se dizer com segurança, neste momento, que milhões que agora vivem jamais morrerão.
A Idade de Ouro, 4 de janeiro de 1922 (em inglês), pág. 217.
Entendemos que o jubileu típico começou a contar em 1575 A.C.; e o período de 3.500 anos que abrange o tipo deve terminar em 1925. Conclui-se, então, que o ano de 1925 marcará o início da restauração de todas as coisas perdidas pela desobediência de Adão.
A Torre de Vigia, 1º de novembro de 1922, pág. 346.
Depois de 1925, esperem em breve Abel, Enoque, Noé, Abraão, Isaque e Jacó. Sem dúvida, muitos meninos e meninas que leem este livro viverão para ver Abraão, Isaque, Jacó, José, Daniel e aqueles outros homens da antiguidade ressurgirem na glória de sua ressurreição superior, perfeitos de mente e corpo. Não demorará muito para que Cristo os nomeie para seus postos de honra e autoridade como seus representantes terrestres. O mundo e todas as conveniências atuais parecerão estranhos a eles no início, mas logo se acostumarão aos novos métodos. Podem ter algumas experiências divertidas no início; pois eles nunca viram telefones, rádios, automóveis, luzes elétricas, aviões, máquinas a vapor e muitas outras coisas tão familiares para nós.
Livro O Caminho para o Paraíso (em inglês), 1924, págs. 224-226.
O grande clímax está próximo. Os reis da terra agora se posicionam contra sua Pedra ungida.
Livro Luz, Volume 2, 1930 (em inglês), pág. 327.
1931 a 1940
O reino de Deus começou a operar. Seu dia de vingança está aqui e o Armagedom está próximo e certamente cairá sobre a cristandade, e isso dentro de uma data próxima. O julgamento de Deus está sobre a cristandade e deve ser executado em breve.
Livro Vindicação, Volume 1 (em inglês), 1931, pág. 147.
Todos os fatos mostram que o Armagedom está a apenas um curto período de tempo, e esse período é muito menor que a duração de uma geração.
Folheto Saúde e Vida (em inglês), 1932, pág. 24.
Por estarmos às portas da guerra universal, a informação sobre a mesma, conforme se declara na Bíblia é do maior interesse… A guerra universal virá com absoluta certeza, e isso em breve, e nenhum poder poderá impedi-la… durante os poucos meses restantes até ao quebrar êste cataclismo universal, os poderes que governam as nações da terra continuarão fazendo tratados e dizendo ao povo que com tais meios conservarão a paz do mundo e trarão prosperidade.
Folheto Guerra Universal Próxima, 1935, págs. 3, 25, 26.
Não lhes cabe saber exatamente quão breve a maldição cairá, isto é, em que hora ou ano exatamente o Armagedom ocorrerá. Eles certamente sabem que não pode estar muito distante do momento atual, porque a obra que lhes foi designada, e que estão realizando, antecede imediatamente o Armagedom.
A Torre de Vigia, 1º de dezembro de 1936 (em inglês), pág. 365.
QUANDO
Ora a questão é: quando será travada esta batalha? Jeová decretou que teria seu nome declarado em toda a terra e então mostraria ao Diabo Seu poder e que o manifestaria na batalha daquele grande dia do Deus Todo-Poderoso… Revelação doze fala da expulsão de Satanás do céu e então explica por que toda essa desgraça na terra… A Bíblia, em Revelação 12:12, diz que esses ais vêm do Diabo; porque as palavras do grande Profeta, Cristo Jesus, são estas: “Ai dos que habitam na terra e dos povos! Porque o Diabo desceu a vós, sabendo que já tem curto período de tempo.” Um curto período de tempo para quê? Um curto período de tempo para se preparar para a grande batalha do Deus Todo-Poderoso, a batalha do Armagedom, que está logo à frente.
Folheto O Armagedom – a maior batalha de todos os tempos – Quem Sobreviverá? (em inglês), 1937, págs. 32-34.
W. F. GARMON, do Texas, está em pé de guerra. Ele diz ter uma recompensa de US$ 1.000 para quem apresentar evidências de que o pregador denominacional ou assalariado que ensine que existe uma alma, separada do corpo, que não morre, mas sofre em um inferno de fogo literal, não é um dos homens mais perversos que existem, tornando o Criador um mentiroso e um demônio. Ele enviou US$ 20, em pagamento por suas assinaturas de A Torre de Vigia e A Idade de Ouro pelos próximos dez anos.
Ele tem certeza, afirma ele, que o Armagedom virá antes que sua assinatura tenha expirado, mas, de qualquer forma, ele não se importa. Bem, ninguém jamais receberá seus US$ 1.000. Ele está apostando em algo absolutamente certo.
A Idade de Ouro, 16 de junho de 1937, pág. 592.
Se, em obediência ao mandato divino, os jonadabes, ou a grande multidão, se casarão e criarão filhos depois do Armagedom, não seria biblicamente apropriado que começassem a fazer isso imediatamente antes do Armagedom? E deveriam os jonadabes ser agora encorajados a se casar e criar filhos? Não, é a resposta, apoiada pelas Escrituras… observe as palavras de Jesus, que definitivamente parecem desencorajar a geração de filhos imediatamente antes ou durante o Armagedom – Mateus 24:19. Portanto, parece não haver qualquer injunção razoável ou bíblica para trazer filhos ao mundo imediatamente antes do Armagedom, onde estamos agora.
A Torre de Vigia, 1º de novembro de 1938 (em inglês), págs. 323, 324.
Seria biblicamente próprio que casassem agora e começassem a criar filhos? A resposta é não, e está apoiada pelas Escrituras… É muito melhor que estejam desembaraçados e sem cargas, para que possam agora fazer a vontade do Senhor, como êle ordena, e para que estejam também sem impedimento durante o Armagedon… Parece que seria melhor se os jonadabes que agora estão considerando casar esperem alguns anos, até que a fúria da tormenta do Armagedom tenha passado…
Folheto Encare os Factos, 1938, págs. 46, 47, 49. [N.E.: Este mesmo conselho foi repetido no ano seguinte, no livro Salvação, pág. 287.
Anúncio referente à revista A Torre de Vigia: Um novo artigo seriado está começando agora, intitulado ‘SUA GUERRA’, que mostra como os dois exércitos opostos estão se alinhando para a batalha final, chamada na Bíblia de Armagedom.
Consolação (em inglês), 13 de julho de 1938, pág. 31.
VINDO JÁ
As abundantes evidências bíblicas, juntamente com os acontecimentos naturais que se deram mostrando o cumprimento da profecia, provam concludentemente que o tempo da batalha do grande dia do Deus Todo-Poderoso está muito próximo…
BET-SARIM
Em San Diego, Califórnia, Estados-Unidos, há um terreno pequeno, no qual, em 1929, construiu-se uma casa, que se chama e se conhece como Bet-Sarim. As palavras hebraicas Bet-Sarim significam “Casa dos Príncipes” ; e o intento de adquirir essa propriedade e edificar a casa foi para que houvesse alguma prova tangível de que existem pessoas na terra atualmente que acreditam plenamente em Deus e em Cristo Jesús e em seu reino, crendo que os fiéis da antiguidade serão brevemente ressuscitados pelo Senhor, voltarão a terra, e se encarregarão dos negócios visíveis da terra. A escritura da Bet-Sarim está feita em nome da Watch Tower Bible & Tract Society, para ser usada presentemente pelo presidente da Sociedade e seus ajudantes, ficando depois disso para sempre à disposição dos príncipes da terra acima mencionados…
SINAIS de parada para antes do ARMAGEDON!
A organização do mundo está preparada para ser mergulhada na destruição no Armagedon, seu fim mortal! É melhor SAIR DELA AGORA, antes que seja mergulhada. Para ver o que está para vir na certa e como ser salvo da sorte do resto do mundo, leia os seguintes livretos, escritos pelo Juiz Rutherford. Ainda há um pouquinho de tempo neste “dia da salvação”.
Livro Salvação, 1939, págs. 275, 276, 320.
É bem evidente que a obra de testemunho está perto do fim na Europa continental, e esta é mais uma prova de que o Armagedom está próximo… Um irmão escreve: ‘Jeová sabe que nossa companhia não tinha um carro de som. É duvidoso que tenhamos um antes do Armagedom. Por essa razão, Ele abençoou nossa companhia com remadores e barcos mais potentes do que o normal, e nos proveu um território muito rico em lagos’.
Anuário das Testemunhas de Jeová de 1940 (em inglês), págs. 132, 192.
O cristianismo alerta o povo de que, dentro em pouco, Jeová Deus, por meio de Cristo Jesus, destruirá completamente todos os governos e sistemas deste mundo, incluindo a Hierarquia Católica Romana. O cristianismo nunca precisa ficar na defensiva. Cristo não trava batalhas defensivas. Ele liderará em breve a grande batalha do Armagedom, que eliminará o inimigo e vindicará completamente o nome de Jeová.
A Sentinela de 15 de janeiro de 1940 (edição em inglês), pág. 28.
O ano de 1940 certamente será o mais importante até agora, pois o Armagedom está muito próximo. Cabe a todos os que amam a retidão envidar todos os esforços para divulgar a Teocracia enquanto os privilégios ainda estão em vigor.
Informante (em inglês), abril de 1940, pág.1.
As profecias do Deus Todo-Poderoso, cujo cumprimento vê-se agora pelos factos físicos, mostram que chegou o fim da religião e com êle a queda total de toda a organização de Satanaz… Os guias terrestres e o povo cego marcham para o Armagedon. Consoante tem progredido o ajuntamento das nações para o Armagedon, as tribulações aumentaram grandemente sôbre o povo, e neste ano de 1940 as nações e o povo estão em grandíssima angústia por causa dessas tribulações.
Livro Religião, 1940, págs. 290, 291.
O Reino está aqui, o Rei está entronizado. O Armagedom está logo à frente. O glorioso reinado de Cristo, que trará bênçãos ao mundo, seguir-se-á imediatamente. Portanto, o grande clímax foi alcançado. A tribulação caiu sobre aqueles que permanecem ao lado do Senhor.
O Mensageiro (em inglês), 1º de setembro de 1940, pág. 6.
O trabalho de testemunho em prol da Teocracia parece estar quase concluído na maioria dos países da “Cristandade”. Agora, o governo totalitário suprimiu a mensagem teocrática, e é de se esperar que, quando eles pararem de lutar entre si, todos os governantes totalitários voltem sua atenção para a supressão completa de tudo o que pertence ao Governo Teocrático. O que significa, então, que o Governo Teocrático esteja agora suprimido em muitas nações? Significa que a hora está se aproximando rapidamente em que o “sinal” do Armagedom será claramente revelado e todos os que estão do lado de Jeová o verão e apreciarão… [estamos] aguardando ansiosa e vigilantemente o aparecimento do sinal para o início da batalha (o Armagedom).
A Sentinela de 1º de setembro de 1940 (edição em inglês), pág. 265.
1941 a 1950
Se será da vontade do Senhor que outro Anuário seja publicado antes do Armagedom, naturalmente ninguém pode dizer. Seria imprudente tentar prever o que o futuro imediato reserva. Todas as circunstâncias, porém, indicam que a batalha do Armagedom está próxima, o que significa o fim da iniquidade na Terra e o pleno estabelecimento da justiça… As experiências difíceis do ano passado, a perseguição e a difamação do povo de Deus pelo inimigo, perseguição que aumenta diariamente, testificam que estamos próximos do Armagedom e que em breve veremos uma mudança completa. O tempo presente é o dia “em que os ímpios brotam como a erva, e quando florescem todos os que praticam a iniquidade”. Jamais, em momento algum, houve tanta iniquidade e ilegalidade contra os cristãos nos Estados Unidos como hoje… Confortai e ajudai os de boa vontade. O dia da libertação está próximo!
Anuário das Testemunhas de Jeová de 1941 (em inglês), págs. 246, 249.
Deverão os homens e mulheres, que são os Jonadabes ou “outras ovelhas” do Senhor, se casarem ou gerarem filhos agora antes do Armagedon ? Êles podem assim fazer, mas a admoestação ou conselho das Escrituras aparece estar contra isso… O quadro profético parece apresentar a regra correcta, a saber : Os três filhos de Noé e suas esposas estavam na arca e foram salvos do dilúvio. Todavia, não tiveram nenhum filho até depois do dilúvio. Começaram a procriar dois anos depois do dilúvio. (Gênesis 11:10, 11) Nenhum menino entrou na arca nem tão pouco nasceu alguma alí, e, portanto, nenhum saiu da arca . Sòmente oito pessoas entraram e oito saíram da arca. (1 Pedro 3:20; Gênesis 8:18) Isso pareceria indicar ser próprio para aqueles que formarão a “grande multidão” esperar até depois do Armagedon para gerarem filhos…
Certamente o Armagedon está próximo, e durante êsse tempo o Senhor limpará da terra tudo que ofenda e seja desagradável… A nossa esperança é que dentro de poucos anos o nosso casamento possa ser consumado e, pela graça do Senhor, teremos lindos filhos que serão uma honra ao Senhor.
Podemos bem adiar o nosso casamento até que a paz duradoura venha à terra. Agora nada devemos acrescentar às nossas tarefas, mas estejamos livres e equipados para servir ao Senhor… Eunice, a minha decisão está feita . Evitarei a política, a religião, e o comércio, e evitarei as cidades e às suas seduções… O nosso presente dever está claro. Devemos agora ser testemunhas ao nome de Jeová e do seu reino.
Livro Filhos, 1941, págs. 241, 242, 282, 283.
As caixas de ‘Filhos’ que haviam sido depositadas na Arena foram abertas. Recebendo o presente, as crianças em marcha o abraçaram, não como um brinquedo ou passatempo para prazer ocioso, e sim como o instrumento provido pelo Senhor para o trabalho mais eficaz nos meses restantes antes do Armagedom.
A Sentinela de 15 de setembro de 1941 (em inglês), pág. 288.
O Armagedom está muito próximo.
A Sentinela de 1 de novembro de 1941 (em inglês), pág. 325.
Fim do Domínio Demoníaco… Em nenhum lugar da profecia aparece que o “rei do norte”, isto é, as “potências do Eixo”, serão vitoriosas na guerra atual entre os dois “reis”, nem a profecia indica que “o rei do sul” sofrerá derrota. Todas as nações que compõem o “rei do sul” se tornam arbitrárias e totalitárias. Todos admitem que, independentemente do resultado da guerra atual, as nações nunca retornarão ao antigo método de governo. A batalha do grande dia de Deus Todo-Poderoso levará o domínio dos demônios ao seu fim definitivo. Essa batalha não será travada entre “o rei do norte” e o “rei do sul”, porque naquele momento todas as nações serão absorvidas pelo domínio totalitário controlado pelos demônios. A grande e final luta é a batalha do Armagedom. Assim, o fim para sempre do domínio da Hierarquia Nazi-Fascista chegará, e isso marcará o fim para sempre do domínio demoníaco. É nos dias desses poderes ditatoriais… que o Deus do céu colocará em ação seu reino, A TEOCRACIA.
A Sentinela de 15 de dezembro de 1941 (em inglês), págs. 372, 376, 377.
Agora, com o Armagedom imediatamente diante de nós, é uma questão de vida ou destruição. Os que desejam ser das outras ovelhas do Senhor, que comporão a grande multidão de sobreviventes do Armagedom e viverão alegremente na Terra para sempre, precisam encontrar a resposta para uma pergunta muito pessoal e muito importante.
A Sentinela de 1º de abril de 1942 (em inglês), pág. 139.
… o Jefté Maior, Cristo Jesus… revelou que o mandato divino será emitido e entrará em vigor para as “outras ovelhas” da “grande multidão” APÓS a batalha do Armagedom. Portanto, o casamento agora não fazia parte do cumprimento do mandato divino e era desaconselhável de acordo com as Escrituras. Isso estava, na verdade, dizendo que as “outras ovelhas” do Senhor, que formarão a “grande multidão” após o Armagedom, devem agora permanecer uma companhia “virgem”.
A Sentinela de 15 de dezembro de 1942 (em inglês), págs. 374, 375. [Além disso, os casamentos para Testemunhas de Jeová que viviam em Betel foram proibidos por mais de meio século, até que um presidente da Sociedade Torre de Vigia [Nathan Knorr] resolveu se casar. Compare isso com o que diz 1 Timóteo 4:1, 3: “O Espírito disse explicitamente que haverá alguns que abandonarão a fé e escolherão dar ouvidos a espíritos enganosos e doutrinas que vêm dos demônios… eles dirão que o casamento é proibido.]
O Novo Mundo Está às Portas… O tempo é curto. Os que não se informarem e que não escolherem agora o novo mundo que as Autoridades Superiores estabelecerão jamais viverão para entrar em bênçãos e glórias…
O Senhor Jesus agora veio ao templo para julgamento, e o remanescente dos membros do “seu corpo” que ainda está na Terra, ele reuniu no templo, em perfeita unidade consigo mesmo (Malaquias 3:1-3), e, portanto, aqueles homens fiéis da antiguidade podem ser esperados de volta dos mortos a qualquer momento. As Escrituras dão boas razões para crer que será pouco antes do Armagedom irromper. Nessa expectativa, a casa em San Diego, Califórnia, que tem sido muito divulgada com intenções maliciosas pelo inimigo religioso, foi construída em 1930 e denominada “Beth Sarim”, que significa “Casa dos Príncipes”. Ela agora está sob custódia para a ocupação desses príncipes em seu retorno. Os fatos mais recentes mostram que os religiosos deste mundo condenado estão rangendo os dentes por causa do testemunho que aquela “Casa dos Príncipes” ouve sobre o novo mundo. Para esses religiosos e seus aliados, o retorno daqueles homens fiéis de antigamente para governar com julgamento sobre o povo não trará nenhum prazer. Mas para o povo sobre quem os anjos cantaram, “homens de boa vontade”, será uma ocasião de júbilo sem limites, e eles se unirão ao lado daqueles representantes principescos do reino dos céus.
Livro O Novo Mundo, 1942 (em inglês), págs. 10, 104, 105.
Os atos de fidelidade dos homens que foram conhecidos como patriarcas em Israel são narrados no décimo primeiro capítulo de Hebreus. Gênesis 12:1-3; 28:13, 14; Atos 7:2-5… Esses homens serão os representantes visíveis da Teocracia, que é o governo criado e edificado pelo Deus Todo-Poderoso como sua organização capital e que governará o mundo. Outra prova de que esses príncipes em breve tomarão posse na Terra como homens perfeitos encontra-se na profecia de Daniel. Mas tu, segue o teu caminho até o fim, porque descansarás e te firmarás na tua sorte no fim dos dias. (Daniel 12:13) A sorte de Daniel é a desses príncipes. A prova agora é apresentada de que estamos vivendo no fim dos dias, e podemos esperar ver Daniel e os outros príncipes mencionados a qualquer momento!
Consolação, 27 de abril de 1942 (em inglês), pág. 13.
É melhor e mais sábio para os das “outras ovelhas” do Senhor que esperam sobreviver ao Armagedom e receber o mandato divino de encher a Terra com uma descendência justa que adiem os assuntos até depois que a tribulação e a destruição do Armagedom tiverem passado.
Anuário das Testemunhas de Jeová de 1943 (em inglês), texto do dia 7 de novembro.
A GUERRA final virá como a mais súbita e completa surprêsa… Não obstante, o aparecimento da `abominação da desolação no lugar santo’ é prova inequívoca que o dia e a hora desconhecidos do princípio da guerra final estão perigosamente próximos.
Livro “A Verdade Vos Tornará Livres”, 1946, pág. 346.
O destino de todas as pessoas vivas será determinado em breve… Aproxima-se a revelação final do Rei. O desastre do Armagedom, maior do que aquele que aconteceu a Sodoma e Gomorra, está às portas.
Livro “Seja Deus Verdadeiro”, 1949, pág. 193.
Por ser o tempo de Deus para a revelação, estamos muito próximos ao tempo em que a ciência parcial perecerá, porque muito em breve conheceremos tão plenamente como Deus nos conhece plenamente.
A Sentinela de 1° de agosto de 1950, pág. 121.
O julgamento de condenação imposto contra a antitípica Babilônia, ‘a grande meretriz com quem os reis da terra cometeram fornicação e que embriagou os habitantes da terra com o vinho da sua fornicação’, será executado em breve. — Rev. 18:9, 10. Do exposto, fica claro que as Escrituras Hebraicas não são mera história antiga, mas contêm tipos e sombras de coisas que estão acontecendo agora com esta geração do século vinte.
A Sentinela de 15 de setembro de 1950 (edição em inglês), pág. 324 .
1951 a 1960
… estamos entrando nos anos mais graves e trabalhosos deste “tempo do fim”. O conflito final do Armagedon se aproxima. Portanto não nos esqueçamos de que Jeová Deus não muda da mesma forma que a sua Palavra não muda.
A Sentinela de 1° de dezembro de 1951, pág. 182.
Esperarmos que este velho mundo termine em breve significa que aguardamos o início do novo mundo com maravilhosíssimas oportunidades de viver. Não é otimismo falso e sem base, mas se baseia a própria Palavra de Deus.
A Sentinela de 1° de dezembro de 1951, pág. 188.
Mas agora, pela ocorrência de cada detalhe do grande sinal dado por Jesus, sabemos que nos confrontamos com o fim iminente do atual sistema mundial.
A Sentinela de 1° de dezembro de 1952 (edição em inglês), pág. 709.
Nações, ‘legrai-vos com seu povo!
Os dias são finais;
Armagedon se aproxima,
Mais perto que pensais!
Hinário Cânticos em Louvor a Jeová (1954), Cântico 4 (“Alegrai-vos Ó Nações, com o Seu Povo!”), 2ª estrofe.
Bem a tempo [Jeová] suscita suas testemunhas e as alerta para o que se dará em breve. Abre seu entendimento quanto a quem é o verdadeiro Gog e lhe lembra que muito em breve se dará o assalto deste poderoso adversário, que vem do extremo norte.
A Sentinela de 1° de maio de 1954, pág. 71.
Destruições terríveis estão iminentes e se requer ação imediata da parte de todos os que ouvem a mensagem da verdadeira religião e que são a favor de Jeová e contra a idolatria.
A Sentinela de 1° de dezembro de 1954, pág. 187.
Muito em breve êsse regente invisível deste mundo recebera um xeque-mate no Armagedon, quando o Rei Cristo Jesus o lançar no abismo de inatividade semelhante à morte.
A Sentinela de 1° de junho de 1955, pág. 94.
Vemos atualmente Jeová agir segundo a mesma regra de ação, neste século vinte, para cumprir a sua própria profecia de aviso… Os povos deste mundo se confrontam agora com o Armagedon e estão prestes a perecer ali em números horripilantes.
A Sentinela de 1° de novembro de 1956, pág. 211.
Depois de quase seis mil anos de dor, sofrimento e morte humanos, finalmente está às portas a libertação permanente e ela será realizada dentro desta geração…
[As Testemunhas de Jeová] são os maiores otimistas quanto ao futuro, pois, por atentarem à profética Palavra de Deus, entendem o que está acontecendo. Sabem que se está aproximando cada vez mais a eterna libertação do fiel povo de Jeová, sim, se deve dar nesta geração.
Livro “Novos Céus e Uma Nova Terra”, 1957, págs. 7, 271.
Estando completada esta obra, será travada a batalha do Armagedon, na qual todos os “cabritos” serão destruídos, e Satanás e seus demônios serão lançados no abismo de inatividade semelhante à morte. Isto não pode estar muito longe, pois Jesus disse que a geração que viu 1914 “de nenhuma maneira passará, até que todas essas coisas se cumpram”.
A Sentinela de 1° de março de 1957, pág. 47.
A URGÊNCIA DÊSTES ANOS FINAIS
… Em primeiro lugar, não se deve perder de vista o fato todo-importante de que esta é a mensagem de Jeová, que êle propôs há muito tempo fosse proferida contra Gog de Magog, nestes anos finais do domínio iníquo de Satanás. “Certamente o Senhor Jehovah não fará coisa alguma, sem revelar o seu segredo aos seus servos, os profetas…. falou o Senhor Jehovah, quem não profetizará?”
A Sentinela de 1° de agosto de 1957, págs. 184, 185.
Durante milhares de anos, os profetas de Jeová e os santos de Deus têm orado e têm esperado êste mesmo tempo em que estamos vivendo agora… O Reino está agora aqui. O velho mundo satânico e iníquo está prestes a acabar. Muito em breve, Jeová Deus aniquilará os adversários iníquos, e assim não haverá mais injustiça, pecado e morte.
A Sentinela de 15 de janeiro de 1958, pág. 58.
As Nações Unidas pertencem a êste velho mundo, que enfrenta mui em breve um fim desastroso.
A Sentinela de 15 de abril de 1958, pág. 250.
Se o leitor valoriza a sua vida e a de sua família, adquira este livro impressionante e estimulante [‘Seja Feita a Tua Vontade na Terra’, 1958] e leia-o com a sua Bíblia. Ele contém a garantia absoluta de que a vontade de Deus será feita na Terra, em nossa geração.
Anúncio de livro, em A Sentinela de 15 de outubro de 1958, pág. 640 (edição em inglês).
Se quaisquer dos do restante que estão presentes na sala da cerimônia nupcial caírem por deixar de guardar sua veste nupcial, outros serão trazidos pelo Rei, a fim de tomar o lugar daqueles. Visto que estamos agora nos anos finais do presente sistema de coisas, essa operação talvez esteja quase completa.
A Sentinela de 1° de fevereiro de 1959, pág. 75.
Sob a luz do cumprimento da profecia bíblica, está-se tornando claro que a guerra do Armagedon está prestes a irromper.
Livro Podeis Sobreviver ao Armagedon Para o Novo Mundo de Deus, 1959. pág. 359.
As boas novas de que todas estas bênçãos estão iminentes são certamente causa para se cantar. Os que têm a esperança certa destas coisas divulgam-nos agora em toda a parte, em cerca de 175 países e territórios, usando publicações impressas em mais de 125 idiomas… Não permitam que o preconceito religioso feche seus ouvidos a este belo cântico de que o próprio Jeová tem começado a governar como Rei e que, portanto, estão iminentes estas bênçãos.
A Sentinela de 1° de outubro de 1960, pág. 584.
1961 a 1970
É futilidade e ruína tomar por religião o “evangelho social” em vez de a pura adoração da Bíblia. Muito em breve, no Armagedon, Deus há de “arruinar os que arruínam a terra”. O “evangelho social” não pode anular o decreto de Deus, nem pode salvar vidas no Armagedon.
A Sentinela de 1° de fevereiro de 1961, pág. 72.
Mas também fala de um grupo de pessoas pregando sobre o reino justo de Deus, uma guerra de Deus contra toda a iniquidade, seguida por uma terra paradisíaca sem morte – tudo a se realizar no século vinte…
Esse reino agora em operação no céu irá, dentro do século vinte, purificar toda a Terra da iniquidade…
De que dia Jesus falava? Do começo da Terceira Guerra Mundial? Não, Sofonias 2:3 o identifica como “o dia da ira de Jeová”. Revelação 16:16 o chama de “guerra do grande dia de Deus, o Todo-Poderoso”, o Armagedom. Esta guerra virá no século vinte. Virá exatamente na hora marcada, assim como as guerras, a escassez de víveres, os terremotos e outros eventos preditos. Esta geração verá seu cumprimento.
Despertai! de 22 de fevereiro de 1961, págs. 5, 7 e 8. (edição em inglês.)
POR que dizem as testemunhas de Jeová que Cristo “voltou” no ano 1914 e começou então a governar como Rei? Porque têm fé na realidade disso. Por que ensinam que a guerra universal chamada Armagedon ocorrerá dentro da atual geração e eliminará completamente o atual sistema mundial de religião, comercialismo e política, e que milhões de pessoas sobreviverão e viverão para sempre na terra, debaixo de condições ideais? É por que elas têm fé na realização disso.
A Sentinela de 15 de março de 1961, pág. 188.
Muito em breve o relógio do tempo universal soará a hora e começará a “guerra do grande dia de Deus, o Todo-poderoso”, mas não por acidente nem por cálculo errado dos homens e sim porque Deus acha que chega de a humanidade opor-se-lhe e desconsiderá-lo.
A Sentinela de 15 de abril de 1964, pág. 238.
Muito em breve, Satanás, e todo o sofrimento humano pelo qual ele tem sido o responsável, serão eliminados. É o amoroso Criador quem proverá este livramento, por conduzir a humanidade obediente a um justo e novo sistema de coisas.
A Sentinela de 1° de janeiro de 1965, pág. 6.
Uma “grande multidão” delas [Testemunhas de Jeová] sobreviverá à vindoura batalha do Armagedom…
No entanto, o mesmo não se dará com a classe de “cabritos” de nossa geração do século vinte. Na destruição de Babilônia, a Grande, e na batalha do Armagedom, serão executados com a punição eterna e jamais serão ressuscitados dentre os mortos, pois irão para a “segunda morte”.
A Sentinela de 1° de outubro de 1965, pág. 593.
Sim, o atual sistema de coisas em breve chegará a seu fim!
A Sentinela de 15 de janeiro de 1967, pág. 56.
Durante a Primeira Guerra Mundial, o povo de Deus esperava que ela levaria diretamente ao Armagedom, mas Jeová impediu tal clímax naquela época. Não sucumbimos a tal expectativa durante a Segunda Guerra Mundial.
Ministério do Reino, janeiro de 1968 (edição em inglês), pág. 5 (N. E.: Esta afirmação referente à Segunda Guerra Mundial é falsa. Houve esta mesma expectativa de que a Segunda Guerra Mundial culminaria no Armagedom. Veja as citações de 1940 e 1941.)
Por medirmos e calcularmos o tempo, sabemos que vivemos nos anos finais dêste sistema de coisas.
A Sentinela de 1° de novembro de 1968, pág. 662.
Não é razoável esperar que as atuais condições favoráveis para a pregação das boas novas continuem indefinidamente. Além disso, não disse Jesus que esta geração não passará até que todas as coisas se cumpram? Uma geração, de acordo com o Salmo 90:10, dura de setenta a oitenta anos. A geração que testemunhou o fim dos Tempos dos Gentios em 1914 não tem muitos anos restantes.
A Sentinela de 1° de dezembro de 1968 (edição em inglês), pág. 715.
Que as nações se regozijem!
Em Sião o Rei está!
Armagedom se aproxima,
A Deus vindicará!
Hinário “Cantando e Acompanhado-vos Com Música nos Vossos Corações”, 1969, Cântico 6 (‘Que as Nações se Regozijem!’), estrofe 2.
Muito em breve pra os que o anelam,
Para os mansos o Reino virá!
Hinário Cantando e Acompanhando-vos Com Música nos Vossos Corações, 1969, versos finais do Cântico 27.
Considera o tempo que resta,
Sendo ativo em falar,…
O Armagedom vem chegando,
Já se cumpre nossa fé.
Hinário “Cantando e Acompanhado-vos Com Música nos Vossos Corações”, 1969, Cântico 89 (“Prega a Palavra”!), estrofes 2 e 3.
Porque seu programa [da Assembléia de Distrito “Paz na Terra” das Testemunhas de Jeová], desde o início e até o fim, será o melhor até à data. Estará cheio de informação vital, que todos precisam para se preparar para o que nos aguarda nos anos finais deste velho sistema.
A Sentinela de 15 de dezembro de 1969, pág. 760.
O tema deleitoso destas assembléias era “Paz na Terra”. Leituras, conferências, dramas, experiências pessoais, tudo se combinou para produzir um programa maravilhoso — bem calculado para equipar os congressistas para a atividade eficiente nos tempos urgentes em que nos encontramos agora.
… As pessoas nestas ilhas [Fidji, Taiti e Havaí] ouvem a mensagem e também se mostram dispostas a assumir as responsabilidades pela pregação urgente que em breve terá de ser terminada.
A Sentinela de 15 de agosto de 1970, págs. 505, 510.
Muito em breve, o império mundial da religião falsa, Babilônia, a Grande, chegará ao seu fim destrutivo.
A Sentinela de 1° de dezembro de 1970, pág. 722.
1971 a 1980
Como cristãos, necessitamos destas informações para nos prepararmos para o que está à frente nos anos finais deste velho sistema que se degenera rapidamente.
Despertai! de 8 de dezembro de 1971, págs. 27, 28.
[As Testemunhas de Jeová ] confiam em que Jeová Deus, em breve, acabe velozmente com toda a iniqüidade, na sua guerra do Armagedom.
A Sentinela de 15 de fevereiro de 1972, pág. 106.
Vai acontecer muito em breve, pois Jesus disse: “Esta geração [que presencia esta situação] de modo algum passará até que todas estas coisas ocorram.”
A Sentinela de 15 de maio de 1972, pág. 291.
Dentro em breve, no nosso século vinte, começará a “batalha no dia de Jeová” contra o antítipo moderno de Jerusalém, a cristandade.
Livro “As Nações Terão de Saber que Eu Sou Jeová” — Como?, 1973, pág. 200.
E essa Palavra profética de Deus mostra meridianamente que vivemos nos anos finais deste angustiante sistema de coisas.
Despertai! de 22 de maio de 1974, pág. 12.
Um exame de muita evidência na Bíblia Sagrada e na história mundial do século vinte quanto a se o Reino milenar de Deus iniciará suas bênçãos dentro de nossa própria geração.
Livro Aproximou-se o Reino de Deus de Mil Anos, 1975, pág. de rosto.
É evidência direta do cumprimento da profecia bíblica, que mostra que vivemos nos anos finais deste perverso sistema de coisas.
Despertai! de 8 de maio de 1975, pág. 6.
Não sabemos ‘dia e hora’ em que a “grande tribulação” começará. Mas isto não muda em nada o fato de que se aproxima rapidamente. O período geral é claramente indicado na Palavra de Deus. A “geração” da qual Jesus disse que ela não só veria os acontecimentos do ano de 1914, mas também a “grande tribulação”, já está bem avançada em anos. Isto dá mais urgência à situação e deve induzir-nos a considerar bem se nós, pessoalmente, vivemos mesmo em pleno reconhecimento de que ‘o dia e a hora’ do julgamento por Deus são iminentes.
A Sentinela de 1° de novembro de 1975, págs. 662, 663.
… de repente acabou a Primeira Guerra Mundial Não levou a uma revolução e anarquia mundiais, nem à batalha do Armagedom, conforme os estudantes da Bíblia esperavam. E os adoradores sinceros de Jeová, que estavam no novo pacto com ele, mediante seu Mediador Jesus Cristo, ainda se encontravam em carne na terra.
Livro Está Próxima a Salvação do Homem da Aflição Mundial! (1976), pág. 95.
Na realidade, devemos estar muito alegres, porque os “novos céus e uma nova terra” já são bem iminentes!
A Sentinela de 15 de março de 1976, pág. 169.
Estes versículos da profecia de Isaías referem-se ao tempo em que o povo de Moisés foi liberto da escravidão aos antigos egípcios. Lá na primavera do ano 1513 A. E. C., Deus fez para si um nome imperecível, um nome de inigualável beleza. Mas também agora, no nosso século vinte, chegou o tempo para este mesmo Deus ‘fazer para si mesmo um belo nome’. Ele realizará em escala infinitamente maior uma libertação parecida àquela que realizou no Mar Vermelho.
Livro Espírito Santo — A Força por Detrás da Vindoura Nova Ordem! (1976), págs. 65, 66.
Este mesmo Deus, Jeová, divulgou seus pensamentos a respeito de todas as nações, agora atuantes no palco mundial do século vinte, e o que ele tenciona fazer com elas é o que nós, os desta geração, certamente veremos ocorrer em nosso tempo… Sua todo-poderosa mão está agora estendida para executar seu conselho judicial, e nem mesmo todas as nações juntas podem fazer recuar sua mão e afastar a destruição.
Livro O Reino de Deus — Nosso Iminente Governo Mundial (1977), págs. 32, 33.
1981 a 1990
Certamente, existem agora todas as condições preditas pela profecia bíblica. Já avançamos realmente muito nos “últimos dias” deste sistema de coisas e nos aproximamos de sua parte final, a “grande tribulação”, com seu fim no Armagedom.
A Sentinela de 15 de abril de 1981, pág. 16.
O que aconteceu com a Babilônia antiga é muito mais do que apenas história. É um notável paralelo profético do que sobrevirá em breve à “grande meretriz” dos nossos dias.
A Sentinela de 15 de abril de 1981, pág. 17.
E se o sistema iníquo deste mundo sobrevivesse até a virada do século, o que é altamente improvável, em vista das tendências mundiais e do cumprimento da profecia bíblica, ainda haveria sobreviventes da geração da Primeira Guerra Mundial. Todavia, que seu número está diminuindo é mais um indício de que a “terminação do sistema de coisas” avança rapidamente para o fim.
A Sentinela de 15 de abril de 1981, pág. 31.
Hoje nós somos instruídos a pregar “estas boas novas do reino” e devemos ocupar-nos nisso urgentemente. O cenário do mundo indica que as nações estão avançando rapidamente para o seu fim. Não resta muito tempo para se fazer esse trabalho urgente.
Nosso Ministério do Reino, maio de 1982, pág. 1.
Ao passo que a organização progressiva de Jeová chega aos anos finais de sua atividade de pregação para com este mundo, sem dúvida, a extensão da obra aumentará.
A Sentinela de 15 de julho de 1982, pág. 21.
AS GRANDIOSAS BÊNÇÃOS SÃO IMINENTES
…As próprias condições no mundo atual mostram que vivemos agora no tempo em que está prestes a acontecer a destruição do inteiro sistema de coisas. Sim, dentro em breve, Deus limpará a terra de todos os que a arruinariam…
Após chamar a atenção para as muitas coisas que assinalaram o período de 1914 em diante, Jesus disse: “Esta geração de modo algum passará até que todas estas coisas [incluindo o fim deste sistema] ocorram.” (Mateus 24:34, 14) A que geração se referia Jesus? Ele referia-se à geração de pessoas que viviam em 1914. As pessoas ainda remanescentes daquela geração são agora bem idosas. Contudo, algumas delas ainda estarão vivas de modo a presenciar o fim deste sistema iníquo. Assim, podemos ter certeza disto: Em breve haverá um fim súbito de toda a iniqüidade e de todas as pessoas iníquas, no Armagedom.
Livro Poderá Viver Para Sempre no Paraíso na Terra (1982), págs. 14, 15, 154.
Por usarmos o cronograma da Bíblia, podemos determinar que agora é o tempo da presença invisível de Cristo como Rei.a Portanto, sua vinda para executar o julgamento de Deus sobre os iníquos e seu “dia” milenar para “julgar em justiça a terra” estão bem iminentes.
A Sentinela de 1° de maio de 1983, pág. 6.
O povo de Deus se está equipando e organizando para efetuar o maior testemunho possível nestes anos finais, antes que o Armagedom destrua este sistema de coisas.
A Sentinela de 1° de junho de 1984, pág. 30.
E Jesus mandou que nos alegrássemos ao ver as nuvens escuras da tormenta do Armagedom se aglomerarem desde aquele tempo. Ele nos disse que a “geração” de 1914 — o ano em que o sinal começou a se cumprir — “de modo algum passará até que todas essas coisas ocorram”. (Mateus 24:34) Alguns daquela “geração” poderão sobreviver até o fim deste século. Mas há muitos indícios de que o “fim” está muito mais perto do que isso!
A Sentinela de 1° de setembro de 1984, pág. 18.
Muito breve haverá justiça, Vida sempiterna, plena paz…
Para os mansos muito breve uma festa haverá. Estas são boas novas a pregar!…
Este velho, vil, sistema, Muito breve vai ruir…
Hinário Cantemos Louvores a Jeová (1985), cânticos 72, 151 e 162.
Para o ano 2000, visualizo um mundo transformado num lindo paraíso! Mas acho que nem o mundo atual, nem seus governantes, viverão para ver esse dia…. Vivemos nos últimos dias do sistema de coisas.
Despertai! de 8 de novembro de 1986, págs. 7, 8.
Se seguirmos o bom exemplo da organização de Jeová, por usarmos nosso tempo e nossos recursos do melhor modo possível, para promover os interesses do Reino e glorificar o nome de Jeová, poderemos confiantemente esperar vencer a corrida da vida e participar das maravilhosas bênçãos que Jeová tem em reserva para os seus servos no futuro imediato e para toda a eternidade!
Nosso Ministério do Reino, fevereiro de 1987, pág. 4.
Se você for um dos desta grande multidão, a boa condição do seu coração o fará ‘gritar de júbilo’, não importa o que tenha de suportar em matéria de privações e pressões durante os anos finais do sistema de Satanás.
Livro Revelação — Seu Grandioso Clímax Está Próximo!, 1988, pág. 127.
Assim, como pode alguém estar seguro de que as Testemunhas de Jeová estão certas ao anunciar o fim iminente do presente sistema mundial, e a extensão do governo do Reino de Deus sobre a Terra?
Despertai! de 8 de abril de 1988, pág. 3.
O apóstolo Paulo servia de ponta de lança na atividade missionária cristã. Ele também lançava o alicerce para uma obra que seria terminada em nosso século 20.
A Sentinela de 1° de janeiro de 1989, pág. 12.
Em vista da urgente mensagem que contém, todos os publicadores desejarão participar em oferecer o livro Revelação de casa em casa. Tome nota dos não-em-casa e volte lá outra vez. Os anciãos deverão dar atenção à programação de reuniões para saída de campo adicionais.
Nosso Ministério do Reino, março de 1989, pág. 1.
ESTAMOS DETERMINADOS a ecoar, com alta voz e “a toda nação, e tribo, e língua, e povo”, a boa notícia de que são iminentes “um novo céu e uma nova terra” para a bênção da humanidade obediente.
A Sentinela de 15 de abril de 1989, pág. 19.
Quando é que se dará este despedaçamento final da “imagem da fera”, junto com o sistema de governo humano que ela reflete? Quando é que Jeová porá fim ao governo humano que desafia a Sua soberania? A Bíblia não fornece uma data fixa, mas as profecias bíblicas e os eventos mundiais dizem: ‘Muito em breve.’
Despertai! de 8 de dezembro de 1990, pág. 24.
1991 a 2000
Sim, no futuro bem próximo, Jeová agirá, ‘pondo fim às guerras em toda a terra’.
Brochura Haverá Algum Dia um Mundo sem Guerra?, 1992, pág. 31.
A “geração” que estava viva em 1914 está minguando rápido. O fim não pode estar distante.
Livro Testemunhas de Jeová — Proclamadores do Reino de Deus, 1993, pág. 716.
No Congresso de Distrito “Portadores de Luz” do ano passado [1992], um dos oradores perguntou: “Está em condições de ser pioneiro? Fará isso?” Ele comentou que essas perguntas são importantes porque o Armagedom está muito próximo, e isso torna a obra de pregação mais urgente do que nunca.
Nosso Ministério do Reino, janeiro de 1993, pág. 1.
É urgente seguir a luz
… Agora, nos anos finais deste iníquo sistema de coisas, é urgente que sigamos a luz do mundo.
A Sentinela de 1° de abril de 1993, pág. 18.
As profecias bíblicas indicam que o mundo de Satanás, já por quase 80 anos, está nos seus últimos dias, desde o ano-chave de 1914. Este mundo aproxima-se do seu fim… Por isso, as Testemunhas de Jeová têm coragem, porque se dão conta de que o Reino de Deus assumirá em breve o controle total de todos os assuntos da Terra.
A Sentinela de 15 de março de 1994, pág. 20.
COMO diz na página 4: “Esta revista gera confiança na promessa do Criador de estabelecer um novo mundo pacífico e seguro, antes que passe a geração que viu os acontecimentos de 1914.”
Despertai! de 8 de novembro de 1994, pág. 10. (N. E.: Esta declaração [com ligeiras variações], apareceu no editorial de todas as edições da revista Despertai! entre 1982 e 1995. A partir de novembro de 1995 a frase “promessa do Criador de estabelecer um novo mundo…, antes que passe a geração que viu os acontecimentos de 1914” foi discretamente eliminada.)
Agora, nesta parte final dos “últimos dias”, a grande maioria dos 144.000 já faleceu e recebeu sua recompensa celestial.
A Sentinela de 1° de julho de 1995, pág. 15.
… é iminente o fim deste sistema de coisas, e os problemas são mais prementes do que nunca.
A Sentinela de 15 de julho de 1996, pág. 23.
Para resolver as questões levantadas por Satanás, Deus em breve acabará com toda a iniqüidade.
Despertai! de 22 de outubro de 1996, pág. 19.
Muito em breve Deus deixará as coisas do modo que ele queria que fossem antes de suas primeiras criações humanas se rebelarem. O tempo que ele concedeu para o homem ser independente praticamente já acabou.
A Sentinela de 15 de fevereiro de 1997, pág. 6.
E, muito em breve, Jeová eliminará a pobreza e a opressão — na verdade, acabará com todo o sofrimento.
A Sentinela de 15 de setembro de 1999, págs. 5, 6.
Hoje, mais do que nunca, é urgente que prossigamos com o trabalho de pregação. Em muitas partes do mundo os campos estão prontos para a colheita. Mesmo em países onde parece que já foi dado testemunho cabal, milhares estão sendo batizados todo ano. Com o fim deste sistema de coisas cada vez mais próximo, há “bastante para fazer na obra do Senhor”.
Nosso Ministério do Reino, fevereiro de 2000, pág. 1.
2001 a 2010
Quando começará a ressurreição? Segundo a Bíblia, muito em breve. A profecia bíblica indica que, em 1914, este mundo entrou nos seus “últimos dias”… No que muitos chamam de ‘fim do mundo’, Deus em breve eliminará a iniquidade e estabelecerá um novo mundo sob um governo celestial… Isso resultará em haver então um paraíso cobrindo a Terra inteira, habitado por aqueles que sinceramente procuraram servir a Deus.
Tratado O Inferno de Fogo Faz Parte da Justiça Divina?, 2001, págs. 5, 6.
Muito em breve, Deus eliminará toda a maldade e estabelecerá um novo mundo sob um governo celestial… Isto resultará em a Terra inteira ser transformada num paraíso, habitado por pessoas que servem a Deus.
A Sentinela de 1° de junho de 2002, pág. 8.
Esses [as Testemunhas de Jeová] não depositam sua esperança no atual sistema de coisas, mas no Reino de Deus, que muito em breve estabelecerá um paraíso terrestre.
A Sentinela de 15 de agosto de 2003, pág. 13.
Sinta-se consolado por saber o motivo de tanto sofrimento — e por saber que ele vai acabar muito em breve.
Despertai! de 22 de março de 2004, pág. 14.
Muito em breve, o Reino de Deus, nas mãos de Cristo Jesus, destruirá o mundo iníquo e libertará de maneira maravilhosa os íntegros e inculpes.
A Sentinela de 15 de janeiro de 2005, pág. 27.
A profecia bíblica mostra que, muito em breve, Deus trará um fim a este sistema desumano e cruel.
A Sentinela de 1° de maio de 2006, pág. 12.
Os anjos servirão como forças executoras de Deus no futuro próximo. Muito em breve, Jesus virá “com os seus anjos poderosos, em fogo chamejante”.
A Sentinela de 15 de março de 2007, pág. 25.
Muito em breve, ocorrerá o que Jesus chamou de “grande tribulação”…
Muito em breve, o Paraíso terrestre prometido por Deus se tornará realidade.
A Sentinela de 15 de maio de 2008, págs. 15, 28.
Muito em breve o mal findará,
E essa certeza coragem nos dá.
Hinário Cantemos a Jeová, 2009, refrão do Cântico 129.
Muito em breve, o governo do Reino acabará com o mundo de Satanás e então supervisionará a realização da vontade de Deus em toda a Terra.
A Sentinela de 15 de março de 2009, pág. 15.
2011 a 2020
Muito em breve, ele começará a fazer com que a Terra volte ao seu estado perfeito, como era do seu propósito.
A Sentinela de 1° de julho de 2011, págs. 5, 6.
Sente-se motivado pelas iminentes gloriosas realidades do Reino a focalizar sua atenção e esforços em fazer a vontade de Deus?… Nesse caso, terá o privilégio de viver em paz e prosperidade por mil anos — e além!
A Sentinela de 15 de setembro de 2012, pág. 12.
Muito em breve, a última “cena” deste mundo chegará ao fim, e terá início a grande tribulação. “O tempo que resta é reduzido.” (1 Cor. 7:29) Assim, é muito importante que nos adaptemos sem demora, para que consigamos realizar o máximo possível no pouco tempo que resta.
Nosso Ministério do Reino, junho de 2013, pág. 1.
Muito em breve, Jeová vai mostrar quem são os que fazem coisas erradas sem se arrependerem e os que praticam o pecado em segredo.
A Sentinela (Edição Fácil de Ler) de 15 de julho de 2014, pág. 7.
Em breve, muito em breve, cada um de nós vai se deparar com uma situação similar. Jesus não só alertou os cristãos sobre a destruição de Jerusalém, mas também usou esses acontecimentos do primeiro século para mostrar o que ocorrerá quando a “grande tribulação” começar repentinamente.
A Sentinela de 15 de julho de 2015, pág. 15.
… assim como os cristãos nos dias de Paulo, nenhum de nós deveria perder de vista este importante fato: em breve enfrentaremos o maior teste de nossa fé… O que ajudará a nos preparar para os acontecimentos que ocorrerão muito em breve?
A Sentinela de janeiro de 2016 (Edição de Estudo), pág. 8.
Muito em breve, os governos do mundo de Satanás formarão uma coalizão de nações para destruir o povo de Jeová… A profecia de Ezequiel diz que esses governos virão contra nós com grande furor, montados em cavalos, como nuvens cobrindo a terra… No momento mais crítico da grande tribulação, os anjos vão proteger o povo de Deus e destruir todos os que são contra o governo de Jeová dos exércitos.
A Sentinela de outubro de 2017 (Edição de Estudo), pág. 28.
2021 a 2025
Em breve, lá do céu, o governo de Deus vai governar toda a humanidade. Quando isso acontecer, a Terra vai se tornar um lugar onde as pessoas vão viver unidas e felizes… Milhões de pessoas no mundo todo já estão se preparando agora para viver debaixo do Reino de Deus, que está tão perto…
Descubra o que você tem que fazer para sobreviver ao fim deste mundo e viver no novo mundo de Deus que está próximo.
A Sentinela (Público), 2021, n. 2 , págs. 13, 15.
Nosso amoroso Pai celestial é muito paciente com a humanidade imperfeita… Mas, para cumprir seu propósito, ele vai destruir as pessoas más muito em breve. Por que isso deve nos motivar a aceitar disciplina e a pregar com senso de urgência?… Muito em breve, a paciência de Jeová com este mundo vai acabar… nós sabemos que estamos vivendo na parte final dos “últimos dias”.
Nossa Vida e Ministério Cristão — Apostila do Mês — Novembro de 2022, págs. 10, 11.
Em breve, uma proclamação de “paz e segurança” será feita… Depois, os governos políticos do mundo vão se virar contra a religião falsa e destruí-la completamente… Daí eles vão atacar o povo de Deus… Esses eventos vão resultar na batalha final do Armagedom… Podemos ter certeza que tudo isso vai se cumprir em breve.
A Sentinela (Edição de Estudo), agosto de 2023, pág. 13.
Vivemos numa época extremamente crítica — o final dos últimos dias… tenha certeza de que, se você continuar perseverando fielmente, Jeová vai recompensar você. Essa recompensa inclui a maravilhosa promessa de que, muito em breve, não vamos chorar por causa de nenhuma tristeza, decepção ou por falta de esperança.
A Sentinela de dezembro de 2024 (Edição de Estudo), pág. 25.
Entender as profecias da Bíblia nos motiva a pregar com zelo porque sabemos que logo virá o fim deste sistema. Estamos vendo como os acontecimentos mundiais e o comportamento das pessoas cumprem as profecias da Bíblia sobre os últimos dias… Temos certeza de que em breve — muito em breve — o Reino de Deus vai destruir os governos humanos. Essas profecias nos mostram onde estamos na linha do tempo e que precisamos pregar as boas novas com urgência.
A Sentinela de março de 2025 (Edição de Estudo), pág. 16.
Muito em breve, Jesus vai lutar contra os inimigos de Deus e destruir os maus no Armagedom… Ele também vai ressuscitar os mortos e fazer a Terra inteira se tornar um paraíso.
A Sentinela de maio de 2025 (Edição de Estudo), pág. 24.
Imagem em destaque: Representação do “Armagedom” – Fotodrama da Criação (Watchtower Bible and Tract Society – 1914).