O Significado de Seu Batismo

INTRODUÇÃO

“Naamã, o comandante do exército da Síria, era muito respeitado e estimado pelo rei do seu país porque, por meio de Naamã, o SENHOR Deus tinha dado a vitória ao exército dos sírios. Ele era um soldado valente, mas sofria de uma terrível doença da pele...

Eliseu mandou que um empregado saísse e dissesse a ele que fosse se lavar sete vezes no rio Jordão, pois assim ficaria completamente curado da sua doença.

Mas Naamã ficou muito zangado e disse: — Eu pensava que pelo menos o profeta ia sair e falar comigo e que oraria ao SENHOR, seu Deus, e que passaria a mão sobre o lugar doente e me curaria! Além disso, por acaso, os rios Abana e Farpar, em Damasco, não são melhores do que qualquer rio da terra de Israel? Será que eu não poderia me lavar neles e ficar curado? E foi embora muito bravo.

Então os seus empregados foram até o lugar onde ele estava e disseram: — Se o profeta mandasse o senhor fazer alguma coisa difícil, por acaso, o senhor não faria? Por que é que o senhor não pode ir se lavar, como ele disse, e ficar curado?” (2 Reis 5:1, 10-13)

[Esse raciocínio simples - porém sábio - de seus empregados convenceu o general Naamã a seguir a instrução do profeta, e ele foi curado de sua doença.]

 

MORAL: O QUE É FÁCIL PODE SE TORNAR DIFÍCIL DEVIDO À NOSSA MENTALIDADE.

 

UMA DEFINIÇÃO BÍBLICA DE BATISMO

“Havia um fariseu chamado Nicodemos, que era líder dos judeus. Uma noite ele foi visitar Jesus e disse: — Rabi, nós sabemos que o senhor é um mestre que Deus enviou, pois ninguém pode fazer esses milagres se Deus não estiver com ele.

Jesus respondeu: — Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo.

Nicodemos perguntou: — Como é que um homem velho pode nascer de novo? Será que ele pode voltar para a barriga da sua mãe e nascer outra vez?

Jesus disse: — Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito. Quem nasce de pais humanos é um ser de natureza humana; quem nasce do Espírito é um ser de natureza espiritual. Por isso não fique admirado porque eu disse que todos vocês precisam nascer de novo.” (João 3:1-7)

 

O BATISMO É O ATO FÍSICO QUE SIMBOLIZA NOSSO NOVO NASCIMENTO.

 

OUTRAS REFERÊNCIAS NOS ESCRITOS APOSTÓLICOS

As citações abaixo (dos escritos de Pedro, Paulo e João) dão informações adicionais que ajudam a esclarecer isso que Jesus disse a Nicodemos:

Porém alguns creram nele e o receberam, e a estes ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus. Eles não se tornaram filhos de Deus pelos meios naturais, isto é, não nasceram como nascem os filhos de um pai humano; o próprio Deus é quem foi o Pai deles. (João 1:12, 13)

Pedro respondeu: — Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para que os seus pecados sejam perdoados, e vocês receberão de Deus o Espírito Santo. (Atos 2:38)

Com certeza vocês sabem que, quando fomos batizados para ficarmos unidos com Cristo Jesus, fomos batizados para ficarmos unidos também com a sua morte. Assim, quando fomos batizados, fomos sepultados com ele por termos morrido junto com ele. E isso para que, assim como Cristo foi ressuscitado pelo poder glorioso do Pai, assim também nós vivamos uma vida nova. (Romanos 6:3, 4)

O Espírito de Deus se une com o nosso espírito para afirmar que somos filhos de Deus. (Romanos 8:16)

Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo. (2 Coríntios 5:17)

Estes eram os espíritos daqueles que não tinham obedecido a Deus, quando ele ficou esperando com paciência nos dias em que Noé estava construindo a barca. As poucas pessoas que estavam nela, oito ao todo, foram salvas pela água. Aquela água representava o batismo, que agora salva vocês. Esse batismo não é lavar a sujeira do corpo, mas é o compromisso feito com Deus, o qual vem de uma consciência limpa. (1 Pedro 3:20, 21)

Vejam como é grande o amor do Pai por nós! O seu amor é tão grande, que somos chamados de filhos de Deus e somos, de fato, seus filhos. (1 João 3:1)

Quem pode vencer o mundo? Somente aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus. Jesus Cristo é aquele que veio com a água do seu batismo e com o sangue da sua morte. Ele veio com a água e com o sangue e não somente com a água. E o próprio Espírito Santo é testemunha de que isso é verdade porque o Espírito é a verdade. Há três testemunhas: o Espírito, a água e o sangue; e esses três estão de pleno acordo. (1 João 5: 5-7)

RESUMO

O que distingue o Cristianismo das outras religiões é o conceito de família. Todos os homens e mulheres que vêm a crer de coração nas coisas que o Filho de Deus disse e fez quando estava na Terra, e se dispõem a realizar esse ato simples do batismo em água, estão na verdade ‘nascendo de novo’, tornando-se filhos de Deus e irmãos mais novos de Cristo (já que este foi o primeiro a “nascer de novo” e ser “gerado” pelo espírito). Deus concede igualmente a todas essas pessoas o espírito santo, estende a todas elas o seu amor como Pai, e elas passam a desfrutar da mesma posição perante Ele, como membros de sua família.

____________________

[As citações bíblicas são da Nova Tradução na Linguagem de Hoje. Esta matéria foi considerada numa reunião para a celebração da morte de Cristo no ano de 2013.]