O Mentes Bereanas é Uma Religião?

Sílvio escreveu:

Olá.

Sou de Portugal. Fiquei muito feliz quando soube do vosso site, porque sou uma mente bereana com o espírito dos bereanos dos tempos apostólicos. Mas tenho uma questão: Vocês pretendem formar uma nova religião?

Saudações, e que Deus vos abençoe e ilumine.


RESPOSTA:

Olá Sílvio.

Não, o Mentes Bereanas não é, nem pretende ser uma "nova religião", embora os seus colaboradores sejam pessoas que têm fé religiosa. Todos eles têm agora, ou tiveram no passado um envolvimento profundo com a organização das Testemunhas de Jeová e conhecem bem os ensinos e a história desta organização. Embora os que não estão mais associados se considerem livres para se associar com qualquer grupo religioso na sua vida particular, eles jamais advogarão alguma organização específica no site, nem apresentarão a associação com esta ou aquela igreja como condição essencial para o exercício da fé cristã. O que é comum a todos é a crença em Jesus Cristo como o Filho de Deus ressuscitado, que redimiu a humanidade por meio de sua obediência à vontade de Deus, sua vida de fé, morte e ressurreição.

Embora os responsáveis pelo Mentes Bereanas não estejam de acordo com todas as doutrinas religiosas ensinadas pelas associações cristãs, eles respeitam e valorizam as pessoas sinceras que se encontram dentro delas. Reconhecem a liderança de Jesus Cristo em vez de qualquer outro indivíduo, grupo ou organização humana. Levam a sério as palavras de Jesus, "um só é o mestre de vocês, e todos vocês são irmãos." e as palavras do apóstolo Paulo, "não que tenhamos domínio sobre a sua fé, mas cooperamos com vocês para que tenham alegria, pois é pela fé que vocês permanecem firmes." Assim, todas as idéias e conclusões publicadas no site devem ser encaradas, não como alguma “verdade absoluta” e incontestável, e sim primariamente como opiniões predominantes entre os colaboradores, baseadas no estudo independente que eles fizeram da Bíblia.

O objetivo declarado do Mentes Bereanas, portanto, não é advogar uma "nova doutrina" ou dogma. Não existe a pretensão de substituir a Torre de Vigia como uma autoridade religiosa ou organização, e sim prover alguma ajuda às pessoas que, por qualquer motivo, tenham se desiludido com esta ou outras lideranças religiosas. Os responsáveis por este site entendem ser totalmente possível adquirir uma fé cristã autêntica, baseada no próprio pensamento crítico (não cético) e encontrar respostas através do estudo independente da Bíblia, com mente aberta e sem a interferência de autoridades religiosas humanas.

[Os textos citados são os de Mateus 23:8 e 2 Coríntios 1:24, segundo a Nova Versão Internacional da Bíblia]

Fique com Deus.

Mentes Bereanas