A Importância do Estudo Pessoal da Bíblia

Tenho lido toda as suas matérias e estou me inteirando das coisas indesejáveis da organização. É uma pena que tenha isto tudo porque considero os estudos de A Sentinela muito proveitosos. Foi com as Testemunhas de Jeová que aprendi a amar a Jeová, o valor do resgate de Jesus e os frutos do Espírito Santo, além de outras coisas muito valiosas que passei a aplicar em minha vida. Concordo na questão do texto sobre a grande multidão, quando diz que ela está diante do trono de Deus. É intrigante mesmo.

Certamente há muitos artigos úteis e interessantes nas publicações da Torre de Vigia; reconhecemos isso. Pode ter certeza que tudo o que de correto você aprendeu na organização foi resultado do que a Torre de Vigia deixou passar da Bíblia para você, ou seja do que é verdadeiramente cristão. No entanto, há também ensinos questionáveis e não podemos fazer vista grossa a isso.

Mas o que me dizem dos textos de Salmos 37:10,11,29 quando diz que os justos possuirão a terra e se deleitarão na abundância de paz? E Isaías 45:18 que diz que Deus não criou a terra para nada, mas para ser habitada?

Veja o artigo “Vida Eterna na Terra?”, entre outros.

Que material vocês estão usando para fazer estudo diário da Bíblia?

Temos muitas versões da Bíblia e livros interessantes escritos por historiadores, teólogos, etc. Ao contrário do que a Torre ensina aos irmãos, temos muito o que aprender com estudiosos da Bíblia que não são, nem nunca foram Testemunhas de Jeová. É verdade que eles também têm seus dogmas e especulações, mas isso nem sempre compromete a qualidade do que eles escrevem. De qualquer maneira, é muito importante você ter em mente que o principal é a leitura e o estudo regular da própria Bíblia. Com relação às outras publicações, temos de ser bem seletivos, lembrando que elas são meras ajudas e a expressão de opiniões humanas, não algum “canal de Deus”, com o qual tenhamos de concordar 100%.

Outra questão (agora que estou “meio perdida”, pois estava acostumada a ouvir as mensagens no Salão do Reino): E como fica a questão de Satanás estar desencaminhando a humanidade, ser como um leão que ruge, não deixando que adoremos o verdadeiro Deus; como devo encarar esta situação?

Basicamente isso está correto. Mas nenhuma organização religiosa deve achar que está isenta das artimanhas do Diabo. Os fatos que você está analisando mostram como a Torre de Vigia falha como organização. Considere os seguintes textos:

“Eu vos digo que de toda declaração sem proveito que os homens fizerem prestarão contas no Dia do Juízo; pois é pelas tuas palavras que serás declarado justo e é pelas tuas palavras que serás condenado.” – Mateus 12:36,37.

“Chamar o justo de iníquo e o iníquo de justo – ambas as situações são detestáveis para Deus.” – Provérbios 17:15.

Quantas pessoas cristãs e crentes na Palavra de Deus têm sido expulsas da organização, só porque questionam ensinos dela? Não é exatamente por isso que não revelamos nossas identidades ao público? Caso mencionássemos abertamente aos irmãos todos os questionamentos que temos quanto às doutrinas da Torre de Vigia, aconteceria exatamente o mesmo conosco.

Como estudar a Bíblia de forma a não cometer as coisas que desagradam a Deus, dando chance a Satanás de nos levar à destruição com ele? Desculpe-me pelas perguntas, talvez incríveis para vocês, mas como disse, ainda estou meio atordoada com tudo e precisarei procurar meu “rumo”.

Leia a Bíblia diariamente, e você terá essa resposta. O livro de Provérbios diz que devemos procurar a sabedoria como quem escava um tesouro. Pode estar certa de que se você tem genuíno interesse em servir a Deus e saber a verdade sobre o que Ele diz, seu esforço nunca será em vão.

Quando você ler a Bíblia entenda que o próprio Deus começou a conversar com você. De acordo com 2 Timóteo 3:16,17 ela é suficiente para o cristão ficar “plenamente competente” e “completamente equipado”. É bem verdade que o princípio de Hebreus 10:23-25 é importantíssimo e temos de nos reunir. Só não se esqueça que Jesus disse que quando houvessem 2 ou 3 reunidos no nome dele ali ele estaria. Lembra? Não crie uma relação de dependência demasiadamente grande com uma organização religiosa, senão no dia que eles te repelirem (e se você falar do que sabe isso vai acontecer) você vai se sentir à deriva, aparentemente sem Deus. Tente construir uma espiritualidade sadia e sem as tradições de homens, pois se um dia você tiver de trilhar o caminho da vida com suas próprias pernas, você terá autonomia para ser bem sucedida. De qualquer maneira, não se esqueça que em muitos lugares você sempre encontrará bons cristãos. Tente construir laços com eles, e associe-se com eles na medida do possível (veja o artigo Quem São os Verdadeiros Cristãos).

Imagem: Kelly Sikkema

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *