É Obrigatório que o Batismo Seja Público?

Uma leitora escreveu:

Li dois artigos com citação sobre o batismo, e não tive minha dúvida esclarecida biblicamente.

Se o próprio Jesus se submeteu ao batismo, e se ele disse diversas vezes sobre essa necessidade, onde e com quem devo apresentar meus filhos, uma vez que não desejo que eles façam pacto com religião alguma? … Quero apenas servir de modelo para os meus filhos. Eles precisam se apresentar a Deus também.

Onde?

Resposta:

Há uma maneira bem simples (e bíblica) de resolver isso.

Se seus filhos já tem capacidade de decidir esse tipo de coisa por eles mesmos, e entendem plenamente o que está envolvido no batismo como cristãos, você mesma pode realizar o batismo deles. Não existe nada na Bíblia que proíba uma mãe de fazer isso, nem há qualquer requisito que especifique presença de alguma “autoridade religiosa”, ou quaisquer outras pessoas como condição obrigatória para o batismo ser válido (tenha em mente o exemplo do etíope, relatado em Atos 8:26-39), de maneira que isso só possa ser feito em conexão com alguma igreja, ou num congresso religioso.

Se você tem fé em Cristo, se está verdadeiramente preocupada com o bem estar espiritual dos seus filhos, nem há nada em sua consciência que lhe impeça de se dirigir livremente a Deus em oração para abrir seu coração e fazer pedidos e agradecimentos a Ele, e se não há um homem cristão que possa assumir essa responsabilidade de chefiar a família (como um homem temente a Deus deve fazer), nem possa prover instrução espiritual para seus filhos (que também seria a obrigação dum verdadeiro chefe de família temente a Deus), então você é a única que pode cumprir estas funções. Você está plenamente apta a realizar os batismos de seus filhos, no momento em que julgar certo e conveniente. Recomendamos que faça disso um assunto de oração a Jeová, por sabedoria e discernimento. Tenha certeza que o “Ouvinte de oração” dará atenção ao seu problema (como Ele sempre fez com todas as mulheres tementes a Ele na história bíblica).

A leitora perguntou adicionalmente:

Mas, como o batismo é uma demonstração pública de devoção a Deus, que lugar eu escolheria para isso?

Resposta:

Provavelmente o que lhe levou a pensar isso é que alguns batismos realizados na Bíblia foram coletivos. Isto pode ser feito, é claro, mas não é um requisito obrigatório. O batismo foi feito coletivamente naquelas situações porque era prático, e não porque o batismo tenha de ser realizado em público e de maneira coletiva. O batismo é, afinal de contas, um ato pessoal, não público. O objetivo não é mostrá-lo ao mundo, e sim firmar um compromisso entre o batizando e Deus. Se você refletir de novo no exemplo do etíope (e de outras pessoas que foram batizadas como cristãos de maneira reservada nos tempos antigos e modernos), isso ficará bem claro para você. Todos estes batismos evidentemente foram considerados válidos por Deus, apesar de não terem sido realizados na presença de outras pessoas.

Agradecemos por mais este contato.

_______________________

NOTA: Para mais informações sobre a importância do batismo, veja o artigo O Significado de Seu Batismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *